© Gil Leonardi/Agência Minas

Estudo aponta potencial inexplorado de minerais estratégicos no brasil

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o Brasil possui um considerável potencial geológico para a exploração de minerais críticos, recursos de suma importância para setores estratégicos como tecnologia, defesa e a transição para energias limpas. Apesar desse potencial, o país ainda não conseguiu traduzi-lo em uma produção econômica robusta, ficando atrás de outras nações como Austrália, China, África do Sul e Chile.

Minerais críticos são elementos essenciais para o desenvolvimento de tecnologias avançadas e sustentáveis. Lítio, cobalto, níquel e terras raras, por exemplo, são fundamentais na fabricação de baterias para veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores. A disponibilidade desses minerais está sujeita a riscos, seja pela escassez ou pela concentração da oferta em poucos países.

Segundo dados do Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram), o Brasil detém cerca de 10% das reservas mundiais desses minerais.

A pesquisa, intitulada “Qual a importância do Brasil na cadeia global de minerais críticos da transição energética? Uma análise sobre reservas, produção, comércio exterior e investimentos,” foi conduzida pelos pesquisadores Rafael da Silveira Soares Leão, Mariano Laio de Oliveira e Danúbia Rodrigues da Cunha.

O estudo aponta que a atuação do Brasil no comércio internacional de minerais, nas últimas duas décadas, tem sido modesta, refletindo desafios internos na produção mineral. No entanto, os pesquisadores observam que a expansão dos investimentos em capital físico e a retomada dos gastos em pesquisa geológica nos últimos anos indicam que o país pode estar se preparando para um ciclo de crescimento na produção.

Arlindo vendas de Apartamento

A pesquisa conclui que um novo ciclo de investimentos pode impulsionar a mineração brasileira a um novo patamar de competitividade. Contudo, os autores alertam para a necessidade de expectativas realistas sobre o impacto do setor na economia brasileira.

De acordo com o estudo, entre 2000 e 2019, a cadeia produtiva da mineração no Brasil representou entre 0,75% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB), variando de acordo com os ciclos de expansão e retração dos preços das commodities minerais, com destaque para o minério de ferro, que representa mais de dois terços do setor.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.