A poucos dias de completar 18 anos, Maria Eduarda Ferreira, estudante dedicada, deposita todas as suas expectativas na aprovação para o curso de medicina na Universidade de São Paulo (USP). A data festiva assume um papel secundário diante da iminente prova, que a jovem encara com seriedade e preparo intensivo.
Maria Eduarda está entre os mais de 111 mil candidatos que participaram da primeira fase do vestibular. O curso de medicina é o mais disputado, registrando uma concorrência acirrada de aproximadamente 90 candidatos por vaga.
“Há dois anos me dedico a um cursinho preparatório e estou com uma expectativa muito grande. Este ano, intensifiquei ainda mais minha rotina de estudos. Pela manhã, frequentava a escola e, durante a tarde e a noite, me dedicava às aulas do cursinho, de segunda a segunda”, relata a vestibulanda.
Desde a infância, Maria Eduarda nutre o sonho de se tornar médica, movida pelo desejo de ajudar o próximo, embora não haja histórico de profissionais da saúde em sua família. “Fui desenvolvendo um amor muito grande pela profissão. Acredito que seja extremamente gratificante ter a oportunidade de salvar vidas”, afirma.
Para conciliar os estudos da escola técnica com a preparação para o vestibular, a estudante precisou organizar seu tempo, sem abrir mão de momentos de descanso. “Estudo na Etec pela manhã, então utilizo o restante do dia para me dedicar aos estudos”, explica.
Além da dedicação aos conteúdos, Maria Eduarda revela que controlou o uso das redes sociais. “Sempre soube que as redes sociais podem ser um obstáculo, então, no início, foi difícil abandonar esse hábito. No entanto, ao longo do ano, consegui equilibrar melhor as coisas e me concentrar na rotina de estudos que estabeleci.”
Na ocasião, mais de 10 mil candidatos realizaram a primeira fase da Fuvest em Ribeirão Preto, Franca e Barretos. O número de inscritos apresentou um aumento de 2,26% em relação ao ano anterior.
O curso de medicina lidera a lista dos mais concorridos, com uma demanda de 90,7 candidatos por vaga, disputando um total de 244 oportunidades.
A prova da primeira fase foi composta por 90 questões de múltipla escolha abrangendo diversas disciplinas, como arte, educação física, inglês, português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Os candidatos tiveram cinco horas para responder às questões após o fechamento dos portões.
Os candidatos aprovados na primeira fase seguirão para a segunda etapa, agendada para os dias 14 e 15 de dezembro. A primeira lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 23 de janeiro do ano seguinte.
Fonte: g1.globo.com
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: