Pela primeira vez, uma representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do governo federal, esteve em Cotia para conhecer o projeto da Prefeitura que prevê a implantação de um entreposto da agricultura familiar em Caucaia do Alto. O depósito logístico beneficiará agricultores de Cotia e de toda a região, como os municípios de Ibiúna, São Roque, Mairinque e outros.
A reunião com a Secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério, Ana Terra Reis, teve a presença do Secretário de Trabalho e Renda de Cotia, Michel da Silva Alves, e do seu adjunto, Guilherme Ruiz; dos chefes de gabinete, Edgar de Souza e Gleides Sodré; além do Secretário adjunto do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária, Wagner Neves. O secretário Paulo Cordeiro (Meio Ambiente) e o vice-prefeito, Paulinho Lenha, participaram da recepção à Ana Terra.
“Cotia tem um projeto bastante sólido e interessante para o entreposto com metas bem atingíveis. Coloquei a minha equipe para ajudar a destravar os processos de acesso aos recursos necessários, inscrição em sistemas estaduais e federais, enfim, todo o necessário para o projeto avançar”, disse Ana Terra.
O entreposto deve ser instalado em uma área pública de 62 mil m², localizada a apenas 700 metros da rodovia Bunjiro Nakao. Serão 60 docas, área de eventos, espaço de capacitação, estacionamento, administração, entre outros. Ao assistir à apresentação do projeto, Ana Terra a sua qualidade e passou orientações para fortalece-lo ainda mais.
“Importante atender às exigências para que possa, por exemplo, fornecer alimento para equipamentos escolares, o Instituto Federal está chegando a Cotia e pode vir a comprar o alimento lá [no entreposto]. O projeto pode contemplar um banco de alimentos para evitar desperdício, por exemplo, e, ainda, comercializar nacionalmente”, destacou.
O secretário Michel da Silva Alves falou da importância da visita da representante do MDA.
“Muito importante recebermos esta atenção [do governo federal] e saber que vai ter gente para ajudar as coisas a avançarem. A Ana trouxe em sua bagagem a possibilidade de Coria firmar convênios para beneficiar a agricultura familiar e, com sua expertise, nos mostrou o ‘caminho do dinheiro’ para executarmos o entreposto”, destacou o secretário.
Prefeitura de Cotia
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional