© Fernando Frazão/Agência Brasil

Enem 2025: tudo que você precisa saber para o segundo dia de provas

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado neste domingo (16). Os participantes terão cinco horas para responder a 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Atenção aos horários: os portões serão abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h, no horário de Brasília. As provas terão início às 13h30 e se encerrarão às 18h30.

Para identificação, é imprescindível apresentar um documento físico oficial, válido e original com foto. São aceitos documentos como RG, CNH, Carteira de Identidade Nacional e passaporte. Documentos digitais também são válidos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais ou no app gov.br.

Quanto aos materiais permitidos, apenas caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente é permitida. É expressamente proibido o uso de lápis, borracha, régua, lapiseira, corretivo, qualquer material de anotação, boné, óculos de sol, fone de ouvido, relógio e protetores auriculares.

Celulares e outros dispositivos eletrônicos devem ser desligados e acondicionados dentro de um envelope porta-objetos, que será lacrado. A emissão de qualquer som por esses aparelhos resultará na eliminação do candidato. Água, alimentos e medicamentos serão permitidos, desde que acondicionados em embalagens transparentes e sujeitos à vistoria.

Em caso de dúvidas, o edital completo do Enem 2025 está disponível para consulta no site gov.br/inep, nas seções “Áreas de Atuação” > “Avaliações e Exames” > “Enem” > “Editais”.

Estudantes de cidades que enfrentam problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou desastres naturais, como os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, afetada por tornados, realizarão o exame nos dias 16 e 17 de dezembro. O período para solicitar a reaplicação da prova será de segunda-feira (17) até o meio-dia de sexta-feira (21), no horário de Brasília.

Já nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência do clima que ocorrerá em Belém até o dia 21 deste mês.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.