Educação realiza atividades sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Escolas, creches e equipamentos da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes estão realizando atividades em referência ao Mês Azul, que começou no último domingo com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. As atividades estão levando informação e conscientização para alunos, pais e a comunidade escolar.

Nos dias 31 de março e 3 de abril, a Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, distribuiu laços e colocou uma faixa na porta da escola em referência ao autismo. A equipe utilizou camisetas e fez um plantão para a comunidade escolar esclarecer dúvidas sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“Aprendi muito com minha filha, e aprendo a cada dia. Sou uma mãe e mulher melhor com a presença dela em minha vida”, disse Cintia Lima Patrocínio dos Santos, mãe de Nayra Luzi Patrocínio dos Santos, 5 anos, aluna da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, que é atendida pela Emesp no contraturno escolar. Ela participa da turma de estimulação precoce.

No Departamento de Educação Especial, no mesmo bairro, até quinta-feira (06/04) os alunos atendidos estão participando da programação CURTATEA, com sessões de sessões de desenho e curta-metragens selecionados pela equipe técnica do equipamento com temas relacionados à socialização, empatia, comunicação, inclusão.

Cada sala do CEIM Comandante Otto Carlos Brasil de Rezende (CEIC Arco-Íris III), no Jardim Universo, confeccionou um cartaz sobre o tema, que ficará exposto durante este mês na unidade escolar. “Considerando a importância da inclusão das crianças com TEA nas instituições educacionais, sugerimos que fossem incluídas no trabalho pedagógico deste mês atividades e ações com o tema, a fim de sensibilizar a comunidade escolar”, contou a coordenadora pedagógica Olívia Alves Nunes Santos.

Os alunos do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba, participaram de uma palestra com a professora responsável pela sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, Silvany de Fátima Leite. A equipe destacou que “a conscientização é a chave para a inclusão e a diversidade em nossa comunidade escolar. Esperamos que essa pequena iniciativa ajude a aumentar a empatia e compreensão dos nossos alunos em relação às necessidades dos seus colegas com TEA”. Outras unidades também realizaram atividades de conscientização.

Ainda neste mês, no dia 14 terá início os cursos de TEA, ABA e PEI para os profissionais que atuam na Educação Especial. A equipe da Emesp estará no Largo do Rosário no dia 15 para divulgar os atendimentos ofertados pela unidade e esclarecer dúvidas sobre o TEA. No dia 29, o Parque da Cidade receberá o Estação TEALEGRIA, realizado pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes.

 

 

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.