A Secretaria de Educação realizou na manhã do dia 29 de outubro, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro, a solenidade de entrega de 20 medalhas de ouro, 20 de prata e 21 de bronze, além de troféus, aos vencedores da 5ª edição dos Jogos Escolares 2024 disputados por cerca de 3.500 alunos matriculados nas 52 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Barueri.
Com o objetivo de estimular a prática esportiva como instrumento de educação, visando a melhoria da qualidade de vida e da autoestima de alunos da cidade, os Jogos Escolares de Barueri são realizados desde 2017, tendo sido interrompidos em 2020 por conta da Covid-19.
Retomados nesta temporada de 2024, os Jogos Escolares foram realizados no período de junho a setembro, com 315 partidas nas modalidades coletivas (Queimada, Futsal, Handebol, Basquetebol e Voleibol), 200 jogos de Damas e Xadrez e 80 baterias de Natação nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil.
Antes da entrega das medalhas e troféus, o evento teve apresentação de dança com alunas da Emef Suzete da Costa e Silva Mariano (Jardim Maria Helena), discursos de educadores de Barueri e homenagens a gestores e professores da rede municipal de ensino.
Lugar no pódio
Do total de escolas participantes, 29 unidades receberam medalhas (ouro, prata e bronze) e troféus.
Porém, por ser a única a conquistar três medalhas de ouro, a Emef Profª. Ivani Maria Paes (Boa Vista) ficou com o título de campeã dos jogos, obtendo a primeira colocação nas modalidades Queimada Pré-Mirim, Futsal e Vôlei Infantil Masculino.
O posto de vice-campeã coube à Emef Prof. Alexandrino da Silveira Bueno do Jardim Silveira, com: medalha de ouro (Futsal Pré-Mirim e no geral com Xadrez); prata (Handebol Mirim Masculino e no geral com Damas); bronze (Queimada e Futsal Pré-Mirim Masculino e Futsal Infantil Masculino).
Já o terceiro lugar na classificação geral por escolas ficou com a Emef Margarida Maciel (Vale do Sol), que obteve ouro (Handebol Mirim Masculino e no geral com Damas); medalha de prata (Handebol Infantil Masculino e em Xadrez) e bronze no Handebol Feminino.
Integração e intercâmbio
Os Jogos Escolares de Barueri têm ainda como objetivo promover a integração e o intercâmbio entre alunos das unidades da rede de ensino fundamental local, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos e a melhoria do seu rendimento escolar: ”Educação e Esporte, uma dimensão de cidadania”.
Para o professor de Educação Física, Douglas Guimarães, sagrar-se campeão com os alunos e a Emef Profª. Ivani Maria Paes foi especial. “Muito gratificante essa conquista com o Futsal e Vôlei Infantil Masculino e Queimada Pré-Mirim Feminina”.
Responsável pela modalidade de Natação e pelos Jogos Escolares de Barueri, o professor Evandro Furquim destacou a importância do evento. “Ficamos felizes com a retomada da competição. Houve uma integração muito bacana das escolas, professores e alunos”.
Atleta do Vôlei Infantil, Rhuan Carlos Albuquerque Lira, 14 anos, aluno do 9º Ano, também festejou o título da Emef Profª. Ivani Maria Paes. “É uma emoção muito boa ter representado minha escola e ajudado a conquistar medalhas e troféu. Treinamos todos os dias para chegarmos a este resultado. Sinto-me bastante orgulhoso em participar de um evento magnífico como este”, concluiu Rhuan, que pretende seguir carreira como jogador de voleibol.
SECOM – Barueri
Arleno Marques
Fotos – Beatriz Lucato/Secom
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional