A Dolce & Gabbana deu o que falar na última semana com o seu mais novo lançamento, o Fefé, um perfume para cães inspirado no cachorro de Domenico Dolce, renomado designer da moda. Mas não é só a grife italiana que resolveu apostar no mercado pet. Outras marcas brasileiras também lançaram produtos para animais de estimação recentemente. É o caso da Reserva, da Ultrafarma e do Grupo Boticário. E se engana quem pensa que o movimento é puro marketing. Na verdade, o mercado pet não para de crescer e os seus números expressivos fazem com que marcas de outros segmentos queiram pegar uma fatia desse bolo.
O setor registrou um aumento de 185% nos últimos 10 anos e deve faturar mais de R$ 76 bilhões em 2024, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e pelo Instituto Pet Brasil. A pesquisa apontou que existem mais de 160 milhões de pets espalhados pelas casas brasileiras, entre cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos.
Foi de olho nesses números que o Grupo Luxcel, especializado em malas de viagem, bolsas e mochilas para humanos, lançou há apenas três meses a UP4YOU, que comercializa malas e coleiras para animais de estimação. A marca mal chegou ao mercado e já resolveu expor na PET South America, principal evento da indústria pet da América Latina.
Marcel Souza, gestor de vendas da empresa, explicou o movimento de mercado.
“Passamos os dois últimos anos estudando para poder entrar no setor pet, que é muito atrativo, já que cresce mais de 10% ao ano. Chegamos para somar a nossa expertise em bolsas e malas a uma demanda crescente. Esperamos que, no futuro, a marca represente uma parte significativa do nosso faturamento. Já ficamos impressionados com a feira, nossa expectativa era só apresentar a UP4YOU aos compradores, mas fizemos diversas vendas”, revela.
Seguindo a mesma linha, o Grupo TRP Estofados, de estofados para residências, também decidiu se lançar no mercado pet, com a TRPet, que produz camas e sofás artesanais para animais. O plano é que, a longo prazo, o braço de produtos pet supere o faturamento do voltado a humanos.
“Acompanhamos o crescimento do mercado pet e percebemos que existia espaço para as nossas camas artesanais nele. A marca tem crescido cada vez mais. Com apenas quatro anos de atuação, esse é o nosso segundo participando como expositor da PET South America e diversos comprados do Brasil todo, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, por exemplo, se interessaram pelos nossos produtos”, afirma Ercilia Osti da Silva, diretora da TRPet.
Para Guilherme Martinez, diretor da feira, esse é um movimento que deve crescer nas próximas edições.
“Na PET South America, ano após ano aumenta o número de marcas expositoras que já ofereciam serviços ou produtos para outros segmentos e agora estreiam no universo pet. E o retorno é sempre positivo. Dificilmente a gente vê alguma dessas empresas dar um passo atrás e desistir do negócio. Isso diz muito”.
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