Deputado Gerson Pessoa solicita ao secretário estadual de Saúde, carreta da mamografia para detecção precoce do câncer de mama

Programa Mulheres de Peito agiliza o diagnóstico e tratamento da doença

O deputado estadual Gerson Pessoa, líder do Podemos na Alesp, enviou ofício ao secretário Estadual de Saúde, doutor Eleuses Paiva, onde solicita para a cidade de Osasco a disponibilização dentro do Programa Mulheres de Peito da carreta da mamografia.

A iniciativa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente é encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Osasco tem uma população de aproximadamente 700 mil habitantes. Segundo o IBGE, 52% desses habitantes são do sexo feminino. A maioria dessas mulheres são usuárias do sistema público de saúde e devido aos inúmeros compromissos diários ficam impossibilitadas de realizarem os exames básicos periódicos de prevenção a doenças, principalmente exames de mamografia.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

JUNHO LARANJA

Na segunda-feira, 5/6, foi realizada uma palestra no escritório do deputado Gerson Pessoa, alusiva ao Junho Laranja, campanha de conscientização sobre o diagnóstico, tratamento e a prevenção da leucemia. A atividade foi organizada por Fabiana Devecchio e contou com palestra da nutricionista, Chimara Sanches, especializada em nutrição oncológica. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, a secretária-adjunta de Saúde, Suzete Franco e Gerson participaram do encontro.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.