Toda a ação aconteceu na Rua Manoel dos Santos, no Parque Imperial, considerada uma área de risco
Toda a ação aconteceu na Rua Manoel dos Santos, no Parque Imperial, considerada uma área de risco

Defesa Civil realiza Simulado de Escorregamento de Terra com Vítimas

Na quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 09h, agentes da Defesa Civil de Barueri realizaram o Simulado de Escorregamento de Terra com Vítimas. Toda a ação aconteceu na Rua Manoel dos Santos, no Parque Imperial, numa área de risco classificada como muito alto (R4).

A ação consistiu no deslizamento de terra em um talude, onde devido ao acumulado de chuva, o solo ficou encharcado, ocasionando o acidente. Na simulação de resgate, as vítimas foram classificadas através do emprego do método START (Simples Triagem e Rápido Tratamento) em verde (prioridade baixa), amarela (prioridade secundária ou intermediária), vermelha (primeira prioridade ou prioridade máxima) e preta (prioridade nula).

Equipe robusta 

A equipe mobilizada neste simulado atuou diretamente no atendimento às “vítimas” da emergência e foi formada por 20 Bombeiros; 16 Agentes de Proteção e Defesa Civil; seis Agentes de Trânsito; seis Guardas Civis; Municipal; um médico, um enfermeiro e um motorista da Secretaria de Saúde; quatro Assistentes Sociais da SADS; dois Técnicos da SPU; e quatro Técnicos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Com apoio ao simulado foram enviados outros agentes, além de 10 estudantes da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Resgate “quase” real 

Foram simulados resgates de supostos feridos, assim como imobilizações e curativos. A área foi cercada, os agentes subiram o talude com macas e lá imobilizaram as “vítimas”, prestando os primeiros socorros. Em um segundo momento, os agentes desciam, levando as pessoas até as viaturas, que foram disponibilizadas para o evento e posicionadas ao pé do talude. Barracas e toda a estrutura de apoio também foi montada no local, como se a emergência realmente estivesse acontecendo. Toda a emoção de um acidente real foi sentida pelos presentes.

Capacitação 

Esses exercícios simulados são realizados regularmente pelo órgão, conforme estabelecido em seu Plano de Contingência. De acordo com informações de Robson Dias Pereira, Major da Reserva do Corpo de Bombeiros  Coordenador Adjunto de Proteção e Defesa Civil, “os objetivos principais desse simulado foram: capacitar as equipes na execução de ações de resposta a emergências; avaliar a capacidade de tomada de decisão quando das ocorrências de desastres; testar mecanismos de coordenação interinstitucionais ou intersetoriais para o atendimento de situações de emergência; validar o plano de contingência; e preparar as comunidades para desastres, a partir do estabelecimento de um cenário de risco”.

 

Nanci Dainezi

Crédito das fotos – Ana Carolina Guice

Secom – Prefeitura de Barueri

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.