Na última semana, a cidade de Itapevi sediou a II Conferência Regional de Políticas para Mulheres, cujo tema foi ‘Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas’. Passaram-se dez anos desde a última conferência e a participação de mulheres de Cotia ratificou a importância da cidade na luta pelas causas femininas com a eleição de diversas delegadas do município para representar a região na próxima etapa da conferência.
A significativa presença das mulheres cotianas foi resultado direto da mobilização promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social, que atuou de forma estratégica na divulgação e no incentivo à participação popular. Como resultado, foram eleitas sete delegadas titulares da sociedade civil e 1 delegada suplente, duas delegadas titulares representantes do poder público e uma delegada suplente também do poder público. Essa representatividade fortalece ainda mais o compromisso de Cotia com as pautas femininas e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A conferência é um momento fundamental para discussão e construção de políticas públicas voltadas para mulheres e a participação expressiva de cotianas foi um verdadeiro símbolo de representatividade e compromisso com a luta por direitos e equidade. Mais de 300 mulheres de diversas cidades marcaram presença na conferência realizada com o apoio do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).
Mulheres de toda a região discutiram propostas concretas para os cinco eixos de discussão: Combate à violência contra mulheres e meninas; Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; Educação e empoderamento econômico; Participação social e presença das mulheres nos espaços de poder, e Dados e monitoramento das políticas públicas.
“O Cioeste foi um importante articulador entre os municípios e possibilitou o diálogo entre as gestões e a construção de políticas públicas que respeitam as especificidades de cada território”, disse Solange Aroeira, secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia. “Esta conferência é um marco porque representa algo maior do que um evento institucional: representa a união das nossas regiões – tão diversas culturalmente, com histórias, realidades e desafios próprios – em torno de um objetivo comum: garantir dignidade, equidade e justiça para todas as mulheres”, completou.
Prefeitura de Cotia
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional