Prefeitura de Cotia destina emenda parlamentar para comprar tecnologia não letal que imobiliza suspeitos sem causar ferimentos.
Prefeitura de Cotia destina emenda parlamentar para comprar tecnologia não letal que imobiliza suspeitos sem causar ferimentos.

Cotia investe em tecnologia não letal para a GCM

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, teve a destinação de uma emenda parlamentar destinada exclusivamente à aquisição de uma tecnologia não letal para uso da Guarda Civil Municipal. A ‘arma’ funciona como uma espécie de algema que, ao ser arremessada, envolve e imobiliza o indivíduo. Os trâmites burocráticos de aquisição dos equipamentos ainda estão em andamento e, como se trata de verba ‘carimbada’, a administração municipal não poderá dar outra destinação ao recurso.

“Findado o processo de aquisição dos equipamentos, a corporação passará por treinamento, para uso correto desta tecnologia no dia a dia, conforme a necessidade que será avaliada pelo agente de segurança no momento da ocorrência”, disse o GCM Fabrício Dourado, Secretário de Segurança Pública.

De acordo com o titular da pasta, o equipamento poderá ser utilizado em situações de menor periculosidade, como, por exemplo, no caso de ocorrências envolvendo pessoas em surtos psicóticos.

“Há casos em que o indivíduo que não é criminoso está em surto, nesta condição ele pode ser um risco para as outras pessoas. A arma não letal poderá servir neste atendimento, no caso de descontrole desta pessoa, por exemplo”, explicou Dourado.

O equipamento dispara um fio de kevlar (uma fibra sintética de para-aramida, mais forte do que o aço em peso e altamente resistente ao calor e cortes) que se enrola nos membros do indivíduo, sem causar-lhe ferimentos. Cotia será a primeira cidade do Brasil a ter a GCM portando este equipamento.

 

Prefeitura de Cotia

Foto: Divulgação

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.