Na próxima quinta-feira (25), data em que a capital paulista completa 470 anos de fundação, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na oferta de viagens, de acordo com a previsão de demanda menor por conta do feriado municipal. Ainda assim, a operação será monitorada e, se houver necessidade, mais trens serão colocados nas linhas e mais ônibus nas ruas.
Transporte sobre trilhos
No dia 25, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô vão operar com frota de feriado entre 4h40 e meia noite. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estarão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. O número de colaboradores será reforçado em estações que atenderão às festividades como São Bento, Carandiru e Tietê da Linha 1-Azul e Anhangabaú da Linha 3-Vermelha.
Já as linhas da CPTM – 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade –, operarão com intervalos equivalentes aos de sábado. O Centro de Controle Operacional (CCO) vai monitorar o movimento nas linhas e, se necessário, ofertar mais viagens. É importante lembrar que o trecho entre as estações Brás e Tatuapé está interditado para obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMV). Os passageiros têm como opção as linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do Metrô, que também passam pelas estações Brás e Tatuapé. Na sexta-feira (26), no sábado (27) e no domingo (28), as programações serão as habituais.
Ônibus intermunicipais
Por conta do feriado municipal na quinta-feira (25), as linhas metropolitanas com destino à capital realizarão a programação de sábado. Na sexta-feira, a oferta de viagens será a habitual para um dia útil. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site.
Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site.
Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Passeios com os pets – Quem quiser aproveitar o feriado na capital paulista para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Para isso, conforme lei estadual, os animais devem pesar no máximo dez quilos, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada. Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional