Maria Jose Maciel

Como conciliar a vida profissional e a maternidade

Quando nasce uma mãe, nasce uma culpa! Certamente a maioria de vocês já ouviu essa frase e as mulheres se deparam com tal dilema quando se trata de conciliar o trabalho e a maternidade. Muito já se falou e escreveu sobre o tema, porém ele continua presente no dia a dia de todas as mulheres que exercem uma atividade profissional (seja em casa ou fora dela) e são mães, e o desafio é encarado por mulheres pobres ou ricas, jovens ou mais maduras. Obvio que para a mulher privilegiada que tem a possibilidade de contratar ajudantes e/ou conta com rede de apoio o fardo se torna menos pesado, porém não deixa de existir, já que por conta do machismo que estrutura as relações em nossa sociedade, exige-se que as mulheres exerçam triplas jornadas com um sorriso no rosto e até que sejam gratas por isso, delas não se espera nada menos que sejam excelentes profissionais, mães irretocáveis e que faça todas as tarefas domésticas.

Calma, o horizonte é desafiador, porém é possível conciliar a carreira, o trabalho ou a vida acadêmica com a maternidade, falo por experiência própria pois tenho duas filhas (11 e 15 anos) e exerço a profissão de Delegada de Polícia desde antes delas nascerem e para tanto foi e é necessário organização, disciplina e rede de apoio, que pode ser composta por familiares, ajudante, amigos e vizinhos.

Um feliz dia das mães para todas, sem culpa!

Sobre Maria José Maciel:

Graduada em Direito e Pós-Graduada em Direito Penal e Processo Penal, Delegada de Polícia do Estado da Bahia, e atualmente atuando como Delegada do Núcleo Especial de Atendimento a Mulher (NEAM).

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.