CIOESTE cria GT de Pesquisa e Desenvolvimento Regional com representantes de universidades, centros de pesquisa e empresas
CIOESTE cria GT de Pesquisa e Desenvolvimento Regional com representantes de universidades, centros de pesquisa e empresas.

CIOESTE cria grupo de Pesquisa e desenvolvimento regional

O CIOESTE deu início nesta quarta-feira à criação e organização do novo Grupo de Trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento Regional. A reunião foi conduzida por Mário Jorge Junqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Cajamar e coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Consórcio.

Representantes da Luft Logística (grupo ligado à Amazon), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Observatório das Metrópoles – Núcleo São Paulo, Centro Paula Souza, Instituto Brasileiro de Ciência e Inovação (IBCI), FATEC São Roque e Fundação SEADE estiveram presentes, além de secretários e adjuntos de Desenvolvimento Econômico das cidades que integram o Consórcio.

O novo GT tem como objetivo fomentar a produção de pesquisas acadêmicas aplicadas, voltadas à formulação de políticas públicas mais eficientes e inovadoras. A proposta é fortalecer a integração regional e subsidiar, com base técnica, as ações da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, além de outras frentes estratégicas do próprio Consórcio.

Mário Jorge Junqueira afirmou que a construção coletiva desse novo espaço de conhecimento representa um marco.

“É uma oportunidade quase única ter um corpo tão denso e capacitado, com disposição para trabalhar junto na construção de soluções para a nossa região.”

Durante o encontro, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelas cidades do Consórcio, com destaque para a necessidade de identificar problemas comuns e alinhar esforços em busca de soluções baseadas em evidências. Os representantes acadêmicos também apresentaram projetos de pesquisa em andamento e colocaram suas instituições à disposição para cooperação.

A reunião marcou o início da fase de ajustes e direcionamento dos trabalhos, com a perspectiva de definir em breve os projetos prioritários que subsidiarão as políticas públicas. Também foi discutida a possibilidade de financiamento dessas ações pelo próprio Consórcio.

O GT será estruturado em eixos temáticos que visam impulsionar a inovação, a sustentabilidade, a inclusão produtiva, a transformação digital e a melhoria da qualidade de vida na região, conectando universidades, empresas e governos em torno de metas concretas de desenvolvimento.

 

CIOESTE

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress