Barueri

“Chuva de sangue” deve atingir cidade no Reino Unido

Moradores de uma cidade no Reino Unido estão sendo alertados pelas autoridades para protegerem seus carros da chamada “chuva de sangue”, um fenômeno meteorológico que promete tingir os veículos com um pó avermelhado difícil de remover.

“chuva de sangue”

Prevista para chegar a partir desta segunda-feira, 29 de janeiro, a poeira do deserto do Saara, carregada pelos ventos, vai colorir temporariamente carros e potencialmente afetar a qualidade do ar à medida que o clima úmido avança sobre o país.

De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia do país, a “chuva de sangue”, apesar de seu nome inusitado, é um fenômeno natural. A coloração é resultado da interação entre a poeira do deserto do Saara e nuvens carregadas de tempestade.

Ainda segundo a agência, quando a chuva atravessa uma camada de poeira sob as nuvens, ela adquire uma cor avermelhada devido ao óxido de ferro presente nas partículas de poeira. Essa poeira, levantada por ventos fortes, pode viajar milhares de quilômetros, alcançando até mesmo a Europa.

O fenômeno não é exclusivo do Reino Unido. Ele já foi observado em várias partes da Europa, inclusive tão ao norte quanto a Finlândia, e já foi registrado em outros continentes.

Historicamente, a chuva de sangue já foi associada a presságios e superstições, mas hoje é entendida como um fenômeno natural causado por condições meteorológicas específicas e pela geografia. Além disso, o fenômeno pode trazer temperaturas mais quentes e pôr do sol colorido, graças à alta pressão e aos ventos do sul que carregam o tempo quente para o continente europeu.

Entenda mais sobre o curioso fenômeno metrológico:

 

 

Fonte: DOL

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.