O Grupo CCR, do qual a CCR AutoBAn faz parte, por meio do Instituto CCR – entidade responsável pelos investimentos socioculturais da maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil – assinou uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo. O Instituto, que completa 10 anos de existência neste ano, patrocina o programa de itinerâncias da 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do impossível, e apoia a exposição no Sesc Campinas, que será aberta ao público nesta quinta-feira (6). A itinerância também está em cartaz na Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), lançada no início de maio.
O patrocínio da CCR permitirá levar as exposições da Bienal a 9 cidades do Brasil e do exterior. A mostra desembarca na cidade em 6 de junho e permanecerá até 8 de setembro, com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel.
Sobre a exposição
A 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível explora as complexidades e urgências do mundo contemporâneo ao abordar transformações sociais, políticas e culturais. A curadoria busca tensionar os espaços entre o possível e o impossível, o visível e o invisível, o real e o imaginário, dando voz a diversas questões e perspectivas de maneira poética. A coreografia, entendida como um conjunto de movimentos centrados no corpo que desafia limites, considera diversas trajetórias e áreas de atuação, o que cria estratégias para enfrentar desafios institucionais e curatoriais. Com suas próprias relações, tempos e espaços, as coreografias do impossível oferecem uma experiência marcante aos visitantes.
Entre os principais investidores em cultura
No pilar da cultura e educação, o Grupo CCR vem se consolidando como um dos principais incentivadores da cultura brasileira, patrocinando museus e festivais literários e levando arte e cultura para as suas estações de metrô. Atualmente, o Instituto CCR é mantenedor do Museu do Amanhã (RJ), custeando as terças gratuitas; é o principal patrocinador da temporada 2023/2024 do Museu da Língua Portuguesa (SP), com a oferta de ingresso gratuito aos sábados; do Instituto Tomie Ohtake (SP), com entrada gratuita de terça a domingo; e da Fundação Casa de Jorge Amado (BA), financiando o acesso gratuito às quartas.
Além disso, também é patrocinador da Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador; da Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio; e da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O Instituto CCR ainda é parceiro da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) na co.liga, projeto por meio do qual apoia a formação de 100 mil jovens em diversas áreas de economia criativa, como música, multimídia, design e artes visuais.
Para conhecer estes e outros projetos incentivados pelo Instituto CCR, basta visitar o site oficial em: www.grupoccr.com.br/instituto-ccr/
Serviço
35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Data: 6 de junho a 8 de setembro
Abertura: 6 de junho, às 19h30 (aberto ao público)
Horário: terça a sexta, das 9h às 21h30 / sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Endereço: Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas (SP)
Entrada gratuita
Grupo CCR AutoBan
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional