A Câmara de Osasco promoveu palestra sobre o Outubro Rosa com vereadoras, deputada federal e especialista em saúde da mulher.
A Câmara de Osasco promoveu palestra sobre o Outubro Rosa com vereadoras, deputada federal e especialista em saúde da mulher.

Câmara de Osasco realiza palestra especial do Outubro Rosa

Na tarde desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Osasco promoveu uma palestra especial em alusão ao Outubro Rosa. O evento contou com a presença da procuradora especial da Mulher, vereadora Elsa Oliveira (Podemos); do vereador Sérgio Fontellas (Republicanos); da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP); da procuradora-adjunta da Mulher da Câmara dos Deputados; e da Dra. Talita Yurie Nakata, ginecologista e obstetra, que compuseram a mesa dos trabalhos.

Elsa Oliveira foi a primeira a usar a Tribuna e destacou a importância de políticas públicas que garantam o cuidado com a saúde da mulher.

“A gente não fala só sobre saúde. Falamos também sobre educação, sobre escolas preparadas para receber nossos filhos com deficiência, sobre mães solo que precisam se dividir para atender às suas necessidades. Nós ainda somos responsáveis por tarefas triplas, quádruplas, porque investimos em alcançar autonomia e conquistar nossos espaços, mas também continuamos organizando as tarefas do lar. E é fundamental que também tenhamos tempo para cuidar da nossa saúde”, disse a vereadora, ao ressaltar que os homens também precisam estar atentos ao câncer de mama, apesar de ser mais raro neles.

A deputada federal Maria Rosas falou sobre o programa das Carretas da Mamografia, criado pelo governo paulista em 2014, durante a gestão do então governador Geraldo Alckmin.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, as Carretas de Mamografia registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama em 2024 — foram 34.605 exames realizados, frente a 24.690 em 2023.

Maria Rosas também apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que apontam que o Brasil deve registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo este o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ela reforçou ainda que “a prevenção deve ocorrer o ano todo”.

A parlamentar explicou que o governo tem um cronograma de ida das carretas aos municípios, e que o objetivo é levar a prevenção ao maior número de pessoas. Além disso, a prioridade na programação é colocar as carretas nos municípios em que a fila para os exames é maior.

A Dra. Talita Yurie Nakata explicou os sintomas mais comuns do câncer de mama e destacou que uma em cada oito mulheres terá a doença, mas que três em cada quatro conseguem superá-la com o tratamento adequado. A médica também abordou fatores de risco e detalhou como interpretar resultados de exames, especialmente os laudos que utilizam a classificação BI-RADS.

“O Google não sabe explicar e pode causar pânico. O BI-RADS aponta achados, como nódulos e alterações. Nos casos de suspeita de câncer de mama, as pacientes são encaminhadas diretamente para fazer biópsia”, explicou a profissional, reforçando que o melhor exame para detectar o câncer é a mamografia.

A médica também alertou que o autoexame não é mais indicado como método de rastreamento, pois pode gerar ansiedade e interpretações equivocadas.

“O importante é observar sinais como vermelhidão e assimetria. O autoexame é apenas uma sugestão, não mais uma recomendação. Acima dos 40 anos, é essencial a avaliação de um profissional capacitado”, completou.

Ao final da palestra, o público pôde fazer perguntas aos membros da mesa. A Dra. Talita respondeu às dúvidas das participantes sobre diagnóstico, próteses de silicone, riscos de doenças autoimunes provocarem a doença e tratamentos, encerrando o evento com um momento de esclarecimento e troca de experiências.

A vereadora Stephane Rossi (PL) deu dicas aos jovens.

“Acredito que é muito raro um jovem ter câncer de mama, apesar de existir, mas temos mães, avós e nós jovens precisamos conscientizar as pessoas a buscarem prevenção e tratamento”, disse.

Sérgio Fontellas, agradeceu ao presidente da Casa de Leis, Carmônio Bastos (Podemos), e aos demais vereadores presentes na palestra, Pedrinho Cantagessi (União), Ralf Silva (Republicanos) e Gabriel Saúde (Agir) prestigiaram o evento.

 

Câmara Municipal de Osasco

Por Ana Rodrigues

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.