Agência Brasil

Brasileira liderará programa hidrológico da unesco pela primeira vez

ANUNCIO COTIA/LATERAL

A engenheira Cristiane Collet Battiston, atualmente diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi eleita para presidir o Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A eleição ocorreu nesta sexta-feira (28).

Este é um marco histórico para o programa, que existe há cinco décadas, sendo a primeira vez que uma mulher assume a liderança do colegiado. A nomeação é considerada um avanço significativo tanto para a área da hidrologia quanto para a própria Unesco.

O PHI é reconhecido como a principal plataforma de cooperação internacional da Unesco para assuntos relacionados à água. O programa reúne diversos países-membros em projetos que visam promover políticas públicas baseadas em dados científicos.

A eleição de Battiston acontece em um período de crescente importância das discussões sobre a gestão de recursos hídricos em nível global. A temática ganhou ainda mais destaque após a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, onde a relevância da água para as estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas foi reafirmada.

Arlindo vendas de Apartamento

Cristiane Battiston possui uma vasta experiência na área. É engenheira civil, com mestrado e doutorado em hidrologia. Antes de assumir a diretoria na ANA em setembro, ela trabalhou no Ministério do Planejamento e Orçamento e na Casa Civil da Presidência da República. Seu mandato à frente do Conselho do PHI se estenderá até 2027.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.