© MS/Divulgação

Brasil lidera iniciativa global por produção de medicamentos acessíveis

O Brasil está ativamente engajado em fortalecer a produção de medicamentos e vacinas em nível local e regional, com um foco especial em doenças negligenciadas e populações marginalizadas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encontra-se na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde, onde apresenta um plano de trabalho ambicioso para expandir as parcerias entre países e empresas, visando a produção de medicamentos em âmbito local e regional.

O país atualmente ocupa a presidência da “Coalizão Global para Produção Local e Regional” de vacinas, medicamentos e novas tecnologias. Esta coalizão tem como objetivo central abordar a problemática das doenças negligenciadas e garantir o acesso a cuidados e tratamentos para populações que historicamente têm sido desatendidas.

Espera-se que até a próxima sexta-feira, o ministro Padilha e uma equipe da Fiocruz apresentem um plano de trabalho detalhado. Este plano tem o potencial de impulsionar a produção de medicamentos e o desenvolvimento de vacinas de alto custo, que são cruciais para o tratamento de doenças complexas como câncer e diabetes. Adicionalmente, o plano aborda o enfrentamento de doenças socialmente determinadas, como malária, tuberculose, hepatites virais e HIV/Aids, que afetam desproporcionalmente as comunidades mais vulneráveis.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.