Solução possibilita testar casos de uso que são objeto da primeira fase do projeto de moeda digital do BC
Solução possibilita testar casos de uso que são objeto da primeira fase do projeto de moeda digital do BC

BB testa simulador para interação com plataforma do Drex

O Banco do Brasil iniciou testes de uma plataforma que facilita a interação com a plataforma do Drex. A solução possibilita, de maneira simples e intuitiva, a realização de testes dos casos de uso que são objeto da primeira fase do piloto do projeto de moeda digital do Banco Central do Brasil.

O Simulador Drex será utilizado pelos funcionários das áreas negociais da instituição financeira para compreender melhor o ecossistema da moeda digital brasileira, assim como impulsionar a reflexão sobre novos modelos de negócios que o Drex vai oportunizar ao sistema financeiro.

Como funciona

A plataforma simula a emissão, o resgate e a transferência de Drex e a realização de operações com títulos públicos federais tokenizados.

É possível escolher três perfis: clientes BB (para operações entre clientes pessoa física ou pessoa jurídica), instituição financeira (para operações entre contas do Banco do Brasil e de outras instituições financeiras) e TPFt (para operações com títulos públicos federais tokenizados).

Após selecionar o perfil desejado, o usuário precisará escolher a função que será executada (emissões, resgates e transferências de Drex ou negociação de títulos) e seguir o passo a passo para chegar ao final de cada operação.

A plataforma de testes está sendo apresentada pelo BB no Febraban Tech, o maior evento de tecnologia e inovação do sistema financeiro na América Latina, que acontece até a próxima quinta, 27, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“A familiaridade com esses procedimentos é importante, pois, para acessar a plataforma Drex, os usuários precisarão de um intermediário financeiro autorizado. Ao disponibilizar o Simulador Drex no Febraban Tech, podemos mostrar como o BB está se preparando para essa nova era da economia tokenizada”, afirma Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia do BB.

Piloto Drex

O Piloto Drex é a fase de testes para operações com a moeda digital brasileira. A primeira fase, que termina neste mês, abrange a validação de questões relacionadas à privacidade e segurança dos dados, além dos testes da infraestrutura da plataforma.

A segunda fase começa em julho, quando novos casos de uso serão incorporados à plataforma, inclusive ativos não regulados pelo Bacen – o que prevê, também, a incorporação de reguladores como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Assessoria de Imprensa Banco do Brasil
Imagem: Site – ADVFN

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.