BB lança pacote de medidas para promover a diversidade e combater a discriminação. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
BB lança pacote de medidas para promover a diversidade e combater a discriminação. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

BB-Apoio à Diversidade LGBTQIAPN+

O Banco do Brasil anuncia uma série de ações para a população LGBTQIAPN+ durante participação na 23ª Feira Cultural da Diversidade, realizada nesta quinta-feira, 30, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento faz parte das celebrações que antecedem o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, em junho, e traz práticas de inclusão e apoio à cultura e ao empreendedorismo da comunidade LGBT+.

Rio de Janeiro – 22ª Parada do Orgulho LGBTI, na Praia de Copacabana. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Nesta semana, o BB também participou ativamente de demais ações de diversidade, como o Evento do Relatório PPA para Igualdade Racial, a Reunião do GT da Igualdade Racial, que aconteceu no BB no âmbito do Conselhão e contou com a presença de diversas lideranças do movimento negro; a entrega do selo para população LGBTQIAPN+ e a entrega do pacote de medidas anunciado agora.

Durante a feira, o banco esteve presente na Tenda BB, onde os visitantes tiveram acesso a diversas atrações, como rodas de conversa sobre educação financeira e orientações de investimentos com especialistas, além de ativações para distribuição de brindes. O evento contou ainda com espaços gastronômicos, de artesanato e de prestações de serviços, bem como diversos shows. Confira outros destaques da participação do BB:

Colaboração com Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)

O BB e o MDHC celebram protocolo de intenções para fortalecimento das medidas intersetoriais de promoção e defesa de pessoas LGBTQIAPN+, com destaque para o estímulo da ocupação de espaços de liderança no banco considerando questões de gênero e orientação sexual.

Na parceria, Banco e Ministério também firmam apoio mútuo para valorização de iniciativas de  pessoas da comunidade LGBT+ em diversas áreas, como em projetos culturais; estabelecimento de ações de fomento à formação profissional, empreendedorismo e contratação de pessoas da comunidade que estejam em situação de vulnerabilidade social, como a adesão à Estratégia Nacional de Trabalho Digno; além do intercâmbio de experiências para ampliação de políticas afirmativas em prol da comunidade, considerando também interseccionalidade de raça, gênero e sexualidade.

Outro fruto da colaboração entre o BB e o MDCH é o programa Empodera +, que visa a inclusão de profissionais LGBT+ no mercado de trabalho. O projeto está alinhado com o Movimento Salário Digno, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o BB é embaixador, e que objetiva garantir remuneração justa para funcionários, incluindo contratados e terceirizados. O programa será implementado junto as empresas que prestam serviços ao banco.

BB reforça atuação social com seu cartão Ourocard Orgulho

Além da parceria com o MHDC, o Banco apresenta novidades do Ourocard Orgulho. O BB se compromete a repassar R$ 1 milhão e doar adicionais, junto com a Visa, por transação, além de R$ 14,00 a cada Ourocard Orgulho emitido, por meio da Fundação Banco do Brasil, para estruturação de projetos sociais voltados para esse público em 2024.

O Ourocard Orgulho foi lançado em junho de 2023 e bateu recorde de emissões na época, com 293 cartões em um único evento. Até o momento, mais de 16 mil unidades foram solicitadas. Além dessas novidades, durante o mês de junho, o cliente que pedir o Ourocard Orgulho via app estará isento de tarifa.

Núcleo de Saúde para população LGBTQIAPN+

A Cassi, plano de saúde dos funcionários do BB, também lança, nesta quarta-feira, 30, o Núcleo de Atenção à Saúde da População LGBTQIAPN+, um grupo de profissionais para acolher e orientar usuários LGBT+ no contexto do atendimento de saúde mais adequado para suas necessidades. A iniciativa é pioneira e assume um papel fundamental de facilitar o acesso dessas pessoas à profissionais sensibilizados com a causa.

Fundação BB desenvolve ferramenta inovadora em favor da empregabilidade

A Fundação Banco do Brasil (FBB), através de parcerias estratégicas, vai desenvolver uma plataforma de empregabilidade que conecte empregadores a candidatos LGBTQIAPN+ qualificados, proporcionando oportunidades de emprego que respeitem a diversidade e promovam a Igualdade de oportunidades para a comunidade LGBT+.

A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, corrobora a importância de ações em prol da inclusão. “A diversidade está nos valores do BB e é um dos pilares da nossa estratégia corporativa. E isso não fica só no papel. O Banco já fez muito e seguirá atuando para promover a equidade, a igualdade e o respeito. Um exemplo recente é justamente essa parceria com o MDHC, que nos permitirá, de forma efetiva, contribuir para melhores condições de vida e de trabalho de pessoas historicamente minorizadas. Além disso, as melhorias no Ourocard Orgulho e nossa participação na Feira da Diversidade posicionam o BB diante da sociedade, dos clientes, acionistas, fornecedores e outros públicos de relacionamento”, comenta.

O Banco do Brasil aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidos pela ONU, e lançou os Compromissos 2023 para um Mundo + Sustentável, com temas prioritários que se desdobram em ações para toda a organização. Dentre esses, o BB assumiu o desafio de promover a diversidade e combater qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho, nas relações com os públicos de relacionamento e fortalecer a atuação do BB em relação ao tema ética e compliance nos seus negócios e processos, com adoção de controles internos cada vez mais eficientes.

 

Assessoria de Imprensa Banco do Brasil
Imagem-Direitos autorais: EBC-EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO/Agência Brasil.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.