Posto fixo de vacinação antirrábica amplia dias de atendimento
Posto fixo de vacinação antirrábica amplia dias de atendimento

Barueri: Vacinação Antirrábica

Para melhor atender aos munícipes de Barueri e seus pets, o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está ampliando o atendimento do posto fixo de vacinação contra raiva do município. Antes funcionando de segunda e quarta-feira, o posto de vacinação antirrábica de cães e gatos passará a funcionar também às sextas-feiras. O horário continua o mesmo, das 9h às 11h e das 13h às 15h30. Importante lembrar que no dia 24 de junho (segunda-feira) não haverá atendimento devido ao feriado de São João Batista, padroeiro da cidade.

Ao todo são disponibilizadas 75 vagas por dia de atendimento e não é necessário agendar. O posto fixo de vacinação contra raiva está localizado no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), localizado na rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco.  Os telefones do setor são: (11) 4198-0424 / 4198-5679.

Recomendações
A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas (acompanhe as orientações para a vacinação a seguir). 

Para facilitar o atendimento, solicita-se que o tutor leve o termo de responsabilidade pela vacinação impresso, preenchido e assinado. O documento está disponível AQUI. 

Importante lembrar que a raiva mata e pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação de cães e gatos é essencial porque é a única forma de prevenir a doença.

Orientações para o momento da vacinação
Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal;

Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003) devem utilizar focinheira apropriada;

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, não devem ser trazidos livremente, para evitar acidentes e a fuga do animal.

Mantenha a vacinação contra raiva em dia para que seu pet tenha uma vida longa e feliz.

 

Nanci Dainezi 
Crédito da foto: Ricardo Santos/Secom

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.