ecretaria de Família de Barueri promoveu o Profissões do Futuro para orientar jovens sobre carreira e novas tecnologias.
ecretaria de Família de Barueri promoveu o Profissões do Futuro para orientar jovens sobre carreira e novas tecnologias.

Barueri realiza evento Profissões do Futuro

Na tarde de terça-feira, a Secretaria de Família de Barueri realizou o evento “Profissões do Futuro” no Centro de Eventos, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre os desafios e oportunidades que as novas tecnologias trazem para a qualificação profissional no mercado de trabalho. O encontro contou com a presença de diversas instituições de ensino profissionalizante e superior, que apresentaram suas propostas para os estudantes que em breve concluirão o ensino médio.

 

 

A maioria do público era composta por alunos da Etec e das Fiebtechs de Barueri. Autoridades municipais, entre secretários e vereadores, também marcaram presença, além do prefeito Beto Piteri e da secretária da Família, Giani Cristina de Souza, anfitriã do evento. Giani aproveitou a ocasião para entregar ao prefeito o diploma “Cidade Amiga da Juventude”, concedido pelo governo do Estado em reconhecimento aos projetos desenvolvidos pela cidade para o público jovem. 

Durante o evento, foram lançados dois novos programas voltados para a formação e inclusão dos jovens no mercado de trabalho: “Se Liga no Futuro” e “Selo Empresa Amiga da Juventude”. No discurso, o prefeito destacou o compromisso de Barueri com a juventude e anunciou ainda o projeto pioneiro no Estado de São Paulo, o “Sala Sebrae Aqui Jovem”, que oferecerá atendimento especializado para jovens empreendedores. 

Um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) e discursos de autoridades como Marco Vinholi (diretor-técnico do Sebrae), Rogério Correia (coordenador da Juventude), vereador Keu Oliveira e Jonatas Randal (secretário de Inovação e Tecnologia) reforçaram as iniciativas de integração entre juventude e mercado. 

Palestras em destaque  

Luís Guilherme Guerra Sanches, gerente-geral do Sebrae Osasco, falou sobre “Comportamento Empreendedor”, abordando a modernização das micro e pequenas empresas com o uso da inteligência artificial, além de compartilhar sua experiência em gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. 

Já Roberto Ferreira, professor de Direito e Administração na Universidade Mackenzie Alphaville, destacou a importância da inteligência artificial em diversos setores e alertou os jovens para a necessidade de atualização constante. Durante sua palestra, recomendou o livro Hábitos Atômicos, de James Clear, e indicou aplicativos gratuitos para aprendizado de idiomas, como “Elsa” e “Easy French”

Ao final, foi muito procurado pelos alunos para orientações e fotos. Palavra da anfitriã:

“Estamos felizes em realizar esse evento no Dia Internacional da Juventude, especialmente por lançar dois novos programas, além do ‘Sala Sebrae Aqui Jovem’, em parceria com o Sebrae. São políticas públicas efetivas voltadas para a juventude”, afirmou a secretária da Família, Giani Cristina de Souza.

 

Prefeitura de Barueri

Crédito das fotos: Lourivaldo Fio/Secom

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.