Projeto de Saúde na Escola transforma alunos de Barueri em "pequenos doutores"
Projeto de Saúde na Escola transforma alunos de Barueri em "pequenos doutores"

Barueri: Jovens Transformam Saúde

A Prefeitura de Barueri investe pesado nas novas gerações. Sendo assim, estudantes da rede municipal de ensino estão se tornando agentes de mudança em suas comunidades graças a um novo projeto de saúde desenvolvido pela Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS) da Secretaria de Saúde do município.

 

A iniciativa busca discutir e conscientizar alunos do ensino fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, sobre a importância da saúde física e mental, promovendo hábitos saudáveis e qualidade de vida dentro e fora do ambiente escolar.

As escolas participantes do projeto são aquelas que atualmente não estão contempladas pelo Programa Saúde na Escola: a Emef Prof. José Domingos da Silveira, localizada na região do Jardim Mutinga e, a partir do final de julho deste ano, a Emef Ézio Berzaghi, do Jardim Belval, e a Emef Prof. Marlene Pereira Santiago, do Jardim Imperial.

Seis módulos 

O projeto é estruturado em seis módulos, cada um deles abordando um aspecto da saúde:

  1. Asseio pessoal e a importância da água: Enfatiza a higiene pessoal e a importância da reciclagem e uso consciente da água.
  1. Alimentação saudável e atividades físicas: Promove hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos.
  1. Saúde bucal: Ensina a importância da higiene bucal e cuidados com os dentes.
  1. Vacinação: Informa sobre a importância das vacinas e a prevenção de doenças.
  1. Saúde mental e reprodutiva: Aborda temas de saúde mental e reprodutiva, promovendo o bem-estar emocional dos alunos.
  1. Prevenção ao uso de tabaco, narguilé, álcool e outras drogas: Discute os riscos associados ao uso dessas substâncias e estratégias de prevenção.

As palestras e oficinas são coordenadas por profissionais de várias especialidades, garantindo assim uma abordagem abrangente e integrada. A participação ativa dos estudantes é estimulada a todo momento com perguntas e atividades de interação entre eles. Ao final do conteúdo ocorre o “Dia D da saúde na escola”, quando os estudantes participantes do projeto se reúnem com os demais alunos da unidade escolar para compartilharem o conhecimento adquirido e assim proporcionar a multiplicação dos saberes, ampliando o acesso à saúde de todos.

No dia 4 de julho ocorrerá a primeira cerimônia de formatura dos alunos. Ao todo, 118 estudantes celebrarão seu aprendizado e engajamento. Esse importante evento reunirá todos os idealizadores e participantes desse projeto.

Objetivos do projeto

A expectativa é que os alunos participantes atuem como agentes de mudança, disseminando conhecimentos adquiridos e promovendo hábitos saudáveis em suas famílias e comunidades.

A Cabs enfatiza a contribuição significativa desse projeto para o crescimento de crianças, jovens e adultos com conhecimento alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e os campos de ação preconizados na Carta de Ottawa, que enfatizam a promoção da saúde como um direito fundamental e um bem público.

Esta é uma ação inovadora, que torna os jovens capazes de cuidarem de si mesmos e dos outros, promovendo uma cultura de saúde e bem-estar que beneficiará gerações futuras.

 

Nanci Dainezi
Crédito da foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.