É fato que a tecnologia multiplica a capacidade humana de trabalho, a exemplo das 608 câmeras de monitoramento espalhadas por diferentes pontos de Barueri, que aumentam sobremaneira a visão da equipe de segurança da cidade. Sendo assim, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), inova ainda mais com a compra de 170 novos tablets para uso na frota da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil. A aquisição dos equipamentos de alta qualidade e tecnologia, que custou R$ 900 mil, foi possível graças a uma emenda parlamentar.
A implantação da operação envolve todos os agentes de segurança da cidade e gera um verdadeiro upgrade na forma de se registrar uma ocorrência, verificar um RG ou uma CNH e, ainda, resolver mais rapidamente um caso. De acordo com Francisco Cangerana, secretário adjunto da SSUDS, esse reforço tecnológico dos equipamentos para a Guarda está sendo fundamental para a evolução dos serviços.
“Sair do papel para a tecnologia digital não significa só mudar do papel para uma tela. Isso significa que teremos todas essas informações tabuladas num banco de dados e podemos tirar de lá importantes estatísticas, como: quantos atendimentos foram feitos, como foram esses atendimentos, quanto tempo duraram…”, explica. E complementa, dizendo que todas essas informações servem, principalmente, para melhorar continuamente a gestão de tarefas e o trabalho como um todo.
Para o cidadão, a utilização dos tablets traz também a possibilidade de obter seu boletim com toda comodidade e facilidade porque, ao invés de de um simples protocolo do serviço, ele terá um link de seu atendimento em um arquivo digital com os dados colhidos. Toda essa operação já está 100% implantada em Barueri, faltando apenas aguardar a entrega dos chips de dados, já comprados, para que a conexão seja realizada a contento, embora a cidade já conte com o wi-fi aberto “Cidade Inteligente”. “Estamos terminando os processos necessários para que a operação comece efetivamente, no máximo até o mês de abril deste ano”, revela Cangerana.
Sistemas utilizados pela Segurança de Barueri
A SSUDS de Barueri trabalha em cooperação com as polícias Civil e Militar, realizando trabalhos de proteção preventiva e também ostensiva, de dia e à noite nas ruas. Para combater melhor o crime e zelar pela segurança, a cidade firmou convênio com o Estado de São Paulo e com o Governo Federal para a utilização de três sistemas diferentes, que visam compartilhar informações pertinentes à segurança pública quando logados. São eles:
Cortex
Convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça do Governo Federal que informa, entre outros fatos, quando algum carro roubado em outro Estado adentra o município. Importante ressaltar que Barueri foi pioneira na adoção desse sistema, antes mesmo do Governo Estadual.
Detecta
Celebrado entre a Prefeitura e o Governo Estadual, como o próprio nome diz, detecta e compartilha informações de crimes cometidos em todo o Estado de São Paulo. Neste ano, ele será incrementado e mudará o nome para Muralha Paulista.
Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despacho)
Convênio entre Prefeitura e Governo Federal, cujo terminal final é a computação embarcada (tablet na viatura). É um software que engloba a telefonia, passa pelo despacho da viatura (via rádio) e termina com o agente de campo, com seu periférico (tablet) no registro da ocorrência.
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