Uma data pra lá de importante é o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, celebrado em 11 de maio. A data coincide com as atividades do movimento “Maio Amarelo”, um mês dedicado à conscientização e segurança no trânsito, destacando ainda mais a relevância desses profissionais no dia a dia de pedestres, ciclistas e motoristas.
Em Barueri, assim como em todos os municípios do país, os agentes de trânsito são de vital importância para a sociedade. Eles desempenham um papel crucial na garantia da segurança viária, protegendo vidas e educando a comunidade sobre práticas seguras de tráfego. Entre as principais funções desempenhadas estão realizar os registros de ocorrências, sinalizar sinistros de trânsito (acidentes) e demais ocorrências na via, sinalizar interferências viárias e promover a fluidez com segurança.
Além disso, eles realizam estudos estatísticos sobre as ocorrências de trânsito, palestras sobre segurança viária em escolas e empresas, administram o transporte escolar no município e processam as notificações de trânsito.
Semurb
Por Barueri ser uma cidade cada vez mais acessada, tanto por moradores quanto pelo público flutuante, contribuindo assim com a maior demanda por locomoção e deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas, há dois anos, exatamente no dia 23 de fevereiro de 2022, por meio da Lei Complementar Nº 518, foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), exclusivamente voltada para a mobilidade urbana.
De acordo com dados da pasta, a cidade conta hoje com 161 agentes de trânsito e, a partir do próximo mês, mais 39 novos agentes (do último concurso) integrarão ao serviço, completando o quadro de 200 profissionais previstos em lei. Já a frota é composta por 69 viaturas entre motocicletas, caminhonetes e duas vans. Atualmente a Semurb é gerida pelo secretário Celso Aparecido Monari. Para ele, “os agentes são imprescindíveis para atingirmos nossa meta permanente, que é a diminuição do número de sinistros em Barueri”, declara.
Mobilidade urbana é levada tão a sério pela gestão que, de acordo com a Portaria 966 de 2022 da Secretaria Nacional de Trânsito, os novos agentes de trânsito devem passar por um curso preparatório de 200 horas-aulas, mas em Barueri o processo de formação é mais complexo.
“Nossa carga é de 320 horas em aulas teóricas e práticas. Eles são submetidos a avaliação e devem ter aproveitamento mínimo de 70%. Quando vão para as ruas, os novatos trabalham com agentes experientes”, revela José Luiz Pinheiro de Oliveira, coordenador de Mobilidade Urbana.
Secom – Prefeitura de Barueri
Crédito da foto: Emanuel Assis/Semurb
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional