Evento reúne comunidade no Parque Dom José para promover cuidados com pets, proteção da fauna e preservação ambiental.
Evento reúne comunidade no Parque Dom José para promover cuidados com pets, proteção da fauna e preservação ambiental.

Barueri celebra o Dia Animal no Parque Dom José

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), promoveu no último final de semana (dias 26 e 27), no Parque Municipal Dom José, mais uma edição especial do Dia Animal. O evento, que já faz parte do calendário municipal, reuniu a comunidade em uma grande celebração ao cuidado com os pets, à proteção dos animais silvestres e à preservação do meio ambiente. 

 

Com entrada gratuita, o espaço contou com expositores do mundo pet, sorteios de brindes, personagens animados para a criançada tirar fotos e se divertir, além de diversas tendas educativas, com foco em saúde animal, preservação ambiental e combate ao tráfico de animais.

A população também pôde conhecer o trabalho de resgate animal realizado pela Prefeitura, além de visitar a exposição de espécies do Orquidário Municipal, que encantou os visitantes com a beleza e diversidade das flores. Outro destaque foi a doação gratuita de mudas pelo Viveiro Municipal, incentivando o plantio de árvores e o contato com a natureza nas residências.

 

 

A equipe do Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde orientou a população sobre os impactos positivos do cuidado com os animais para a saúde coletiva. Já a Guarda Ambiental atraiu especialmente o público infantil com uma tenda que abrigava uma viatura, onde os agentes explicaram o trabalho de proteção ambiental desenvolvido na cidade.

Outro momento de destaque foi o incentivo à adoção responsável de cães e gatos resgatados e acolhidos pelo Cepad (Centro de Proteção aos Animais Domésticos). Ao todo, 10 cães ganharam um novo lar, e seus tutores assinaram um termo de responsabilidade, garantindo cuidado, carinho e segurança aos novos companheiros.

Atendimentos 

A cachorrinha Luna, levada ao evento por sua tutora Daiane Ferreira dos Santos, recebeu atendimento veterinário no local.

“Ficamos preocupados com alguns caroços que estavam aparecendo e aproveitamos para trazê-la hoje. Ainda bem que não era nada grave, era só um pelo encravado. Isso nos deixou aliviados. A atuação de Barueri em prol dos animais é excelente”, relatou Daiane, que também já utilizou os serviços de castração do Cepad.

Ao todo, o Dia Animal contabilizou 480 atendimentos clínicos, 1.000 aplicações de vacina antirrábica e 600 novos cadastros no RGA (Registro Geral Animal).

A fauna silvestre também teve seu espaço garantido. Gilberto Rosa, do departamento administrativo do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), destacou a importância de não comprar animais da fauna brasileira.

“Eles são traficados, acomodados em lugares inadequados e a maioria morre. O bonito é ver esses animais em seu habitat natural. A ideia é mostrar o trabalho do Cetas e conscientizar a população”, explicou.

 

Prefeitura de Barueri

Créditos das fotos: Lourivaldo Fio/Secom

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress