© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Banco master sofre intervenção do banco central

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou, nesta terça-feira, a liquidação extrajudicial e a administração especial temporária do Banco Master pelo período de 120 dias. A medida foi formalizada por uma assinatura do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

A decisão surge em meio à Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A operação resultou na prisão do proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, em São Paulo.

O Banco Central também decretou a indisponibilidade dos bens de Daniel Vorcaro, Armando Miguel Gallo e Felipe Wallace Simonsen, todos controladores do Banco Master, além de dois ex-administradores da instituição.

Após a divulgação da intervenção, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o Ministério da Fazenda está pronto para oferecer suporte ao Banco Central. Segundo o ministro, o BC possui total autonomia para conduzir o processo e fornecer informações sobre o caso. O Ministério da Fazenda acompanhará os desdobramentos e os impactos da liquidação, estando à disposição para colaborar no que for necessário.

A prisão de Daniel Vorcaro ocorreu um dia após a Fictor Holding Financeira anunciar a intenção de adquirir o Banco Master.

A Operação Compliance Zero da Polícia Federal cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão, visando acusados de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Até o momento, a operação resultou no bloqueio de R$ 12,2 bilhões e na prisão de seis pessoas. As autoridades apreenderam R$ 1,6 milhão em dinheiro, diversos veículos de luxo, obras de arte e relógios. As ações da Polícia Federal foram realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.