Desde seu recente lançamento, em fevereiro, a solução Contratação de Tesouro Direto via WhatsApp já registrou um volume que supera R$ 4,7 milhões no Banco do Brasil. Por ser um excelente instrumento de democratização de investimentos no país, o Tesouro Direto foi escolhido como o primeiro produto a estrear nesse canal. Entre as principais vantagens de investir no ativo estão o baixo risco, a alta liquidez, a exigência de baixo valor para começar a investir, a partir de 1% do valor do PU (preço unitário ), e a diversidade de títulos, inclusive com opções que oferecem possibilidade de planejamento de longo prazo para educação e aposentadoria.
Com essas vantagens, aliadas a uma jornada fluida e a uma assessoria altamente especializada e isenta, o Banco do Brasil registrou em 2024 um aumento de 12,19% no número de investidores em Tesouro Direto e 12,8% no volume de custódia do ativo em comparação aos dez primeiros meses do ano anterior, o que reforça a confiança dos clientes na instituição e o sucesso da nova jornada de contratação.
Em 2024, o BB já registrou mais de 24 milhões de conversas sobre o assunto “investimento” no WhatsApp. Um crescimento de 334% com relação ao mesmo período em 2023. E é com o objetivo de colocar a conveniência desses clientes no centro, que o Banco não parou por aí. Depois do Tesouro Direto, o BB já construiu, no WhatsApp, as jornadas de aplicação em diversos fundos e de adesão ao produto de remuneração de conta BB Rende Fácil, apostando na comodidade e facilidade que o app de mensagens mais popular do país pode oferecer a seus clientes.
Fabrício Reis, head de investimentos do BB, avalia que “o Banco do Brasil está focado em promover a democratização dos investimentos e a centralidade do cliente, que requisita cada vez mais soluções digitais capazes de lhe proporcionar conveniência em seu cotidiano financeiro. O BB oferece a assessoria digital via bot WhatsApp como um veículo para dar escalabilidade à sua assessoria humana altamente qualificada. Nessa estratégia figital, garantimos uma experiência omnichannel ao cliente, que detém total autonomia para escolher o canal de sua preferência”.
Canal mais transacional
O BB adota a estratégia de growth em relação ao canal WhatsApp. O movimento, iniciado pelo banco no início de 2024, consiste em deixar o canal mais transacional, além do conversacional já disponibilizado aos clientes.
Essa solução de assessoria financeira digital do BB foi construída justamente pensando numa parcela de seus clientes, mais de 3 milhões de pessoas, que estão iniciando sua jornada de investimentos e precisam de apoio para poupar e realizar seu planejamento financeiro.
Contudo, o bot WhatsApp do BB está apto a oferecer recomendações de investimentos para os diferentes perfis de investidores, sugerindo desde estratégias mais simples às mais sofisticadas, basta que o cliente tenha preenchido o documento Análise de Perfil do Investidor (API), o que também é possível fazer pelo WhatsApp BB. É uma solução completa, que pode ser usada por todos os clientes e está disponível em tempo integral, 24 horas, sete dias por semana.
Essa iniciativa é expressão do alinhamento do Banco do Brasil com o movimento global de transformação digital da indústria financeira e, também, reafirma seu compromisso de oferecer soluções inovadoras e acessíveis para todos os perfis de investidores, demonstrando a prática de uma das bandeiras de sua marca: “no BB, todo mundo tem perfil para investir”.
Banco do Brasil
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