O Banco do Brasil e o Governo da Bahia assinam acordo para a criação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Salvador, na próxima sexta-feira, 22. O BB investe em cultura há mais de 30 anos e o novo CCBB Salvador-Bahia, localizado no Palácio da Aclamação, em região próxima ao centro histórico da capital baiana, é o quinto aparelho cultural do Banco do Brasil, que possui demais centros no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.
Desde a fundação do primeiro Centro Cultural em 1989, no Rio de Janeiro, o Banco do Brasil posicionou-se como empresa de vanguarda na atuação em marketing cultural. Criados com o propósito de serem referência na área, os CCBB são, atualmente, espaços de excelência e pontos de atração de público. A diversidade, o padrão de qualidade e o ineditismo da programação são os diferenciais que contribuem para que o Banco conquiste uma percepção positiva junto ao mercado, gerando ganhos de imagem e melhorias no relacionamento com clientes.
“Vivemos um cenário em que o setor criativo é um importante formador de inovação econômica e social, com grande potencial para a geração de empregos e de fomento à economia”, afirma Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. Ela destaca que os Centros Culturais do BB sempre figuram nas listas de aparelhos culturais mais visitados do Mundo. “Com este acordo que será celebrado no dia 22, o BB chega a mais um ponto turístico e cultural brasileiro. Estamos contribuindo para que a produção cultural e o acesso à programação sejam ampliados e democratizados, com a expertise de quem tem mais de 30 anos de atuação neste setor importante”. A presidenta avalia também que o CCBB Salvador reforça o compromisso do BB com a cultura: “Com a abertura de Salvador, o Banco do Brasil reafirma sua confiança na cultura como instrumento de transformação social, sempre tornando os CCBBs instrumentos que contribuem para divulgar manifestações artísticas dos mais diversos matizes culturais espalhadas pelo país”.
Os Centro Culturais são importantes instrumentos de rejuvenescimento constante da marca Banco do Brasil e de sua base de clientes, por sua estreita conexão com o público jovem e pela formação permanente de plateias. São espaços que materializam as diretrizes culturais do BB, de oferecer espaço a artistas e manifestações culturais que merecem maior representatividade no cenário nacional. Isso tudo sem deixar de apoiar grandes personalidades de nossa cultura.
“Queremos tirar a cultura de um pedestal e aproximá-la do público, tornando-a simples, relevante e acessível a todos. Por isso, ampliamos a conexão com a cultura pra que ela esteja presente na vida das pessoas”, explica Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do BB. Ela diz que o BB tem promovido o acesso às produções culturais nacionais e internacionais, através de um enfoque direto e inclusivo, que provoca identificação e representatividade. “Ao fazer da cultura algo essencial e parte do cotidiano das pessoas, conseguimos transformar o Brasil e os brasileiros, transformando a sociedade”, complementa.
Salvador foi integrada à rede de cidades criativas projeto da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como fator importante no seu desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e cultura vibrante. Por conta disso, foi reconhecida pela Unesco, em 2016, como “cidade da música”. A capital baiana foi escolhida para receber o novo CCBB já que a capital dialoga com premissas relevantes do eixo curatorial da estratégia de investimento do Banco do Brasil em cultura, como:
– identidades: pilar que busca tratar da redescoberta de nossas origens, suas narrativas e símbolos, do resgate da ancestralidade, da decolonização do pensamento e do conhecimento, dos desafios de inclusão vividos por grupos minorizados, entre outras questões.
– pluralidade cultural: interesse em expressar a pluralidade, considerando a diversidade étnico-racial e de gênero, a riqueza de manifestações regionais brasileiras e a cultura internacional.
Descentralização
O movimento de expansão dos CCBBs e da pauta cultural pelo BB deu um passo no último edital de Patrocínios Centro Cultural Banco do Brasil 2023/2025, que estabeleceu um eixo curatorial pautado em projetos que sejam inclusivos, reafirmem as nossas origens e ancestralidade, narrativas regionais e o pensamento decolonial. O intuito era garantir que houvesse projetos que contemplassem todas as regiões do país. Foram selecionados 137 projetos entre os mais de 6 mil inscritos. A atuação conjunta com o ministério da cultura potencializou a descentralização geográfica da origem dos projetos selecionados. As regiões Norte e Nordeste têm maior percentual de projetos selecionados do que de inscritos, o que garante maior diversidade e inclusão de todas as manifestações artísticas do país.
Os projetos começaram a rodar pelos quatro centros culturais do BB – no Rio, em Brasília, São Paulo e BH – a partir do segundo semestre de 2023, garantindo uma programação diversificada e inclusiva. Em 2023, o Banco do Brasil investiu mais de R$ 50 milhões na programação cultural dos CCBBs, sendo R$ 14,7 milhões via Lei de Incentivo à Cultura. No período, os CCBBs foram palco de 251 iniciativas culturais, com mais de 3,7 milhões de visitantes, número 20% maior que o do ano anterior.
– Banco do Brasil e Governo do Estado da Bahia assinam protocolo de intenção de criação do CCBB Salvador – Bahia.
Local: Na Avenida Sete de Setembro, 1330, no bairro de Campo Grande, em Salvador, na Bahia.
Dia 22 de março, às 18h.
Solenidade com a presença de representantes do BB e dos Governos Municipal, Estadual e Federal, além da imprensa e de convidados da comunidade local e da classe artística baiana.
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