Agência Brasil

Arcos da lapa celebram a cultura quilombola em nova edição do aquilombar

A Lapa, coração da boemia carioca, pulsa com a cultura e a história das comunidades quilombolas. A terceira edição do Aquilombar, evento gratuito, transforma o emblemático cenário dos Arcos da Lapa em um palco vibrante até este domingo (30). A iniciativa oferece uma imersão completa no universo quilombola, reunindo feira de artesanato e produtos, rica gastronomia, apresentações culturais, literatura e diversas atividades que celebram e valorizam a herança das comunidades do Rio de Janeiro.

Atualmente, o estado do Rio de Janeiro abriga 54 comunidades quilombolas, totalizando cerca de 20 mil pessoas distribuídas em 37 municípios. Um dado relevante é que quase metade dessa população é composta por jovens com até 29 anos, demonstrando a vitalidade e a continuidade da cultura quilombola.

O Aquilombar é uma realização do Sebrae Rio, em colaboração com a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, consolidando-se como um dos maiores encontros de cultura e empreendedorismo quilombola do estado. O público tem a oportunidade de conhecer de perto o trabalho e a dedicação de 30 empreendedores que participaram de capacitações e consultorias do projeto Raízes Empreendedoras em 2025.

A programação diversificada inclui uma feira que reúne 30 empreendedores quilombolas, apresentando uma variedade de produtos que refletem a identidade e a criatividade dessas comunidades. Os visitantes podem encontrar arte, moda identitária, artesanato, ervas medicinais, acessórios e objetos de decoração. A culinária também ocupa um lugar de destaque, com uma praça gastronômica que oferece pratos tradicionais quilombolas, preparados com ingredientes típicos e repletos de histórias de cada localidade. Além disso, o evento conta com um espaço dedicado à memória, às narrativas e às produções literárias desenvolvidas nas comunidades quilombolas.

O Palco Principal é o coração pulsante do Aquilombar, com apresentações de jongo, ciranda, música, dança e outras manifestações que celebram o legado e a força cultural dos quilombos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.