As ações do Agosto Lilás fazem parte de um conjunto de iniciativas permanentes da Prefeitura de Barueri
As ações do Agosto Lilás fazem parte de um conjunto de iniciativas permanentes da Prefeitura de Barueri.

Ação de conscientização marca Agosto Lilás em Barueri

Na última quinta-feira, o Programa Guardiã Maria da Penha realizou uma ação de conscientização em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa ocorreu em pontos estratégicos de Barueri, como o Boulevard Central, estações da CPTM (Centro e Aldeia), Jardim Silveira e o calçadão de Alphaville, sempre em horários de grande circulação.

 

 

Durante a mobilização, foram distribuídos panfletos informativos à população. O programa é gerido pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), e tem como objetivo acompanhar mulheres que possuem medidas protetivas ou que estejam em situação de risco iminente de violência doméstica. 

Como funciona o programa 

A atuação das guardiãs consiste em visitas periódicas às residências das mulheres assistidas, com possibilidade de adoção de diversas medidas, entre elas: 

  • Fiscalização do cumprimento das medidas protetivas; 
  • Comunicação de descumprimento ao Ministério Público; 
  • Encaminhamento de agressores à delegacia, em caso de violação; 
  • Orientações sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha; 
  • Encaminhamento das vítimas à rede de apoio psicológico, jurídico e social. 

Segundo a subinspetora da GCM e coordenadora do programa, Keli Lima Rigonati, a atuação das guardiãs é essencial para evitar a reincidência da violência.

“O Programa Guardiã Maria da Penha realiza diligências para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas e encaminha a vítima ao atendimento e acolhimento. Nos casos de descumprimento, o agressor é conduzido ao Distrito Policial para as medidas cabíveis”, explicou. 

Lei Maria da Penha: proteção além da violência física  

Criada em 2006, a Lei Maria da Penha estabelece medidas de urgência para proteger mulheres em situação de violência, como o afastamento do agressor e a proibição de contato com a vítima. A legislação reconhece diferentes tipos de violência, não apenas a física, mas também a psicológica, sexual, moral e patrimonial. 

A gari Maria Odete da Conceição, que recebeu um dos panfletos durante a ação, destacou a importância da iniciativa:

“Eu sabia da violência psicológica, mas não sabia que existia a patrimonial. Isso me fez lembrar de uma conhecida que passava por isso. É triste que ainda existam tantos casos. É muito importante esse tipo de ação para todos nós termos mais conhecimento e podermos ajudar uma mulher que passa por isso”, comentou. 

Mobilização contínua  

As ações do Agosto Lilás fazem parte de um conjunto de iniciativas permanentes da Prefeitura de Barueri. A equipe da Guardiã Maria da Penha também realiza palestras em escolas, ONGs, condomínios e outras instituições, abordando temas como a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, com foco na prevenção e na educação.

 

Prefeitura de Barueri

Crédito das fotos: Ana Guice/Secom Barueri

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.