O outubro rosa – campanha mundial de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, surgiu, na década de 80, nos Estados Unidos, e passou a ser celebrado no Brasil desde a década de 90.
Mais recentemente o câncer de colo do útero também passou a fazer parte da campanha de conscientização.
A campanha é muito importante e tem o condão de auxiliar as mulheres, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e ao tratamento, é isso contribui sobremaneira para a redução da mortalidade.
No entanto, nem sempre a detecção precoce do câncer de mama garante a mulher um tratamento imediato, pois muitas delas penam muito para conseguir iniciar o tratamento, fazendo com que entre a detecção e o efetivo inicio do tratamento se passem vários meses. Visando corrigir tal lacuna foi criada a lei dos 60 dias (lei. nº 12.732/2012) que determina que o SUS (Sistema único de Saúde) tem que iniciar o tratamento dos pacientes com câncer em até 60 dias e o prazo começa a ser contado a partir da confirmação do diagnóstico médico e o tratamento inclui cirurgia e o início das sessões de quimioterapia e radioterapia.