A poucos dias do fim da janela partidária, o Podemos deu uma tacada de peso no tabuleiro político ao oficializar, em um único ato, a filiação de quatro deputados federais. O movimento coloca o partido entre os que mais atraíram parlamentares no período.
Passam a integrar o partido os deputados federais Fernando Marangoni, Delegado Bruno Lima, Ribamar Silva e David Soares, além do ex-deputado federal Frank Aguiar.
No mesmo ato, o partido também oficializou filiações em nível local, ampliando sua presença nos municípios. Entre os novos integrantes estão o vereador Jorginho Mota, de Guarulhos, e o ex-prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques.
A solenidade, realizada na capital paulista, foi prestigiada por autoridades de peso, evidenciando a dimensão política do movimento. Estiveram presentes o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima; o deputado federal e presidente estadual do Podemos, Bruno Ganem; e o vereador paulistano Gabriel Abreu.
A cidade de Osasco teve participação destacada no evento, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos; da vereadora e presidente do Podemos Mulher no município, Elsa Oliveira; e da vereadora Lúcia da Saúde, reforçando a presença do partido na região.
A articulação das filiações foi conduzida pela presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, que destacou o momento vivido pela legenda.
“O Podemos tem um projeto claro e compromisso com a população. Estamos reunindo lideranças que querem trabalhar e apresentar resultados”, afirmou.
Segundo ela, o movimento vai além do aumento da bancada federal. “Mais do que números, estamos fortalecendo um time preparado, com responsabilidade e foco em melhorar a vida das pessoas.”
A janela partidária é o período previsto na legislação eleitoral que permite a deputados e vereadores trocarem de partido sem perder o mandato. Fora desse prazo, a mudança pode ser considerada infidelidade partidária. Neste ano, o período se encerra nesta sexta-feira (3) e tem provocado intensa movimentação nos bastidores políticos.
Nesse cenário, o Podemos se consolida como um dos partidos que mais atraíram parlamentares, ampliando sua presença no Congresso Nacional e nas bases municipais.
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: