© Fernando Frazão/Agência Brasil

Após fortes chuvas, moradores de paraibuna e itirapina podem usar fgts

Moradores de Paraibuna, em São Paulo, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devido à situação de calamidade. A Caixa Econômica Federal iniciou o recebimento dos pedidos. A partir de amanhã, a solicitação também estará disponível para os residentes de Itirapina, outra cidade paulista impactada pelas intensas tempestades que ocorreram em novembro.

O benefício estará acessível até o dia 4 de março de 2026 para Paraibuna e até o dia 5 de março de 2026 para Itirapina.

Para ter direito ao saque calamidade do FGTS, é necessário possuir saldo na conta do fundo e não ter efetuado retiradas pelo mesmo motivo em um intervalo de tempo inferior a 12 meses. O valor máximo a ser retirado é de R$ 6.220 por conta vinculada, respeitando o limite do saldo disponível.

A solicitação do saque pode ser feita de forma prática e rápida por meio do Aplicativo FGTS, disponível para dispositivos móveis.

O Saque Calamidade é um recurso disponibilizado aos trabalhadores em situações de emergência decorrentes de desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra e fortes chuvas, que tenham afetado suas residências. Para que o benefício seja liberado, é imprescindível que a Defesa Civil do município em questão emita uma declaração oficial de calamidade.

Uma lista com 112 municípios já habilitados para o Saque Calamidade, com datas limites que se estendem de dezembro de 2025 a março de 2026, está disponível no site da Caixa Econômica Federal. Na página, também é possível consultar a documentação necessária para realizar a solicitação.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.