© Tomaz Silva/Agência Brasil

Mercado das indústrias criativas oferece mentoria para negócios culturais

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) oferece um programa de mentoria que se destaca como uma das atividades mais procuradas do evento. Após um processo seletivo rigoroso, 14 mentores foram escolhidos, cada um representando um segmento específico da economia criativa, abrangendo áreas como dança, artes plásticas, música e audiovisual.

Micaela Neiva, consultora sênior de Inteligência de Mercado do MICBR, revela que o processo de seleção foi altamente competitivo, com mais de 400 inscritos para as vagas de mentores. Cada um dos 14 especialistas selecionados dedicará seu tempo e conhecimento para orientar 15 participantes de seu respectivo segmento até o sábado.

“São profissionais renomados que oferecem um atendimento exclusivo aos empreendedores e empresários criativos”, explica Micaela Neiva. “Os mentores, especialistas em seus mercados, selecionaram os empreendedores que gostariam de orientar, em sessões individuais de 30 minutos. Tem sido muito enriquecedor acompanhar a imersão proporcionada a cada um desses empreendedores.”

Entre os participantes que se beneficiaram das mentorias está Josefa Marques Nazaré, artesã que trabalha com tingimento natural de lã de ovelha na Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, no Mato Grosso do Sul. Josefa compartilhou seu entusiasmo com as ideias recebidas durante a sessão.

“Eu trabalho com a lã, e surgiram ideias para tingir tecidos e mudar um pouco o foco. Mas a mentora explicou que é melhor não misturar, focar no tingimento natural e repassar essa técnica para quem quiser fazer as peças de roupa”, relatou Josefa.

Nina Coimbra, designer e curadora de artesanato, foi a mentora de Josefa. Para Nina, iniciativas como o MICBR estão se consolidando como políticas públicas importantes, contribuindo para a profissionalização do setor cultural no Brasil.

“É um evento único, de trocas não só em cada setor, mas entre diferentes expressões culturais”, enfatiza Nina Coimbra. “Cria uma possibilidade de diálogo que se estende para além do evento. A cultura também impulsiona a economia em diversos setores, e um encontro como este é a prova disso.”

O MICBR, que teve início na quarta-feira, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza, segue até o domingo, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de negócios no setor criativo.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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