Jornal Digital da Região Oeste

Cotia apresenta projetos inovadores no seminário alfabetiza juntos

Cotia se destacou no 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos, realizado em 2 de dezembro de 2025. O evento ressaltou o compromisso da cidade com a alfabetização na idade certa e o desenvolvimento contínuo dos professores da rede pública.

O encontro reuniu educadores da Rede Estadual de Carapicuíba e das Redes Municipais de Cotia e Carapicuíba. A programação teve como foco a valorização de experiências bem-sucedidas, metodologias eficazes e a integração entre as redes de ensino.

A abertura do seminário foi conduzida por Hilton Silva, Dirigente Regional da Seduc-SP, e por representantes das Secretarias Municipais de Educação. Tatiana Brasiliense representou a secretária de Cotia, Ana Paula dos Santos. A programação cultural incluiu uma apresentação de contação de histórias por Wesley Tavares, Eliana Bergara e Jane Estela, do Núcleo de Apoio Pedagógico aos Professores Especialistas.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação de projetos pedagógicos. Cotia se destacou com iniciativas que evidenciaram criatividade, pensamento crítico e o protagonismo dos alunos. Foram apresentados os seguintes projetos: “Mercado do Osni” da EM Dr. Osni Fleury da Silveira (2º ano), “Leitura Crítica das Mídias Sociais” da EM Florentina Francisca de Oliveira (5º ano) e “Semeando o Futuro” da EM Assis José de Oliveira (3º ano).

As redes municipais e estadual de Carapicuíba também compartilharam projetos relevantes, abrangendo práticas interdisciplinares, ações de gestão escolar e iniciativas literárias inspiradas em obras clássicas, além de retrospectivas anuais.

A secretária municipal de Educação, Ana Paula dos Santos, enfatizou a relevância da colaboração entre as redes e a continuidade das políticas educacionais. “A união entre as redes é essencial para garantirmos uma educação pública de qualidade. Seguiremos investindo na formação continuada de nossos professores, para que todas as nossas crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano”, declarou.

O encerramento do seminário contou com a apresentação do estudante Rafael dos Santos Silva, da EM Geraldo Gonçalves Santos, de Cotia, que tocou teclado, demonstrando o talento artístico dos alunos da rede municipal.

O evento foi encerrado com uma citação de Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo.”

O Programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa fortalece a parceria entre o Estado e os municípios, oferece formação contínua aos educadores, disponibiliza materiais pedagógicos, utiliza avaliações externas e incentiva práticas inovadoras em sala de aula. Adicionalmente, o programa oferece suporte técnico e financeiro às redes, promove a busca ativa e monitora a qualidade das escolas, visando garantir alfabetização com equidade, continuidade das aprendizagens e aprimoramento da educação pública.

Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.