© Tomaz Silva/Agência Brasil

Educação domina debates no terceiro dia da cúpula de mercocidades

O terceiro dia da Cúpula de Mercocidades 2025, realizada em Niterói, concentrou-se nos desafios e oportunidades da educação na região. A conferência sobre integração educacional no Mercosul, realizada nesta quarta-feira (3), foi o ponto alto das discussões.

Gustavo Brechesi Servilha, representante brasileiro no Mercosul Educacional, destacou que a legislação e a burocracia existentes representam obstáculos significativos para o intercâmbio educacional entre os países membros e associados do bloco. Ele argumenta que as fronteiras, em vez de serem espaços privilegiados para a integração, funcionam como barreiras limitantes, impedindo uma maior internacionalização e o aproveitamento de vantagens competitivas em relação a outras regiões. Segundo Servilha, as legislações nacionais são frequentemente focadas em questões internas, negligenciando as oportunidades de colaboração externa.

Fernanda Cristina Dusse, também representante brasileira no Mercosul Educacional, enfatizou o papel transformador da educação na vida das pessoas e das comunidades. Ela ressaltou a importância da flexibilidade no uso da tecnologia na educação, que exige uma abordagem inovadora e adaptável para atender às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em constante evolução. Para Dusse, a educação acontece no território, transformando a vida e a cidade cotidianamente, e a flexibilidade é a principal força da educação profissional e tecnológica. No entanto, essa flexibilidade também apresenta desafios.

Ainda durante a Cúpula, foi anunciado que, na sexta-feira (5), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assumirá a Presidência da Rede Mercocidades para 2026. O objetivo principal do encontro é fortalecer o apoio aos governos latino-americanos no enfrentamento da insegurança. A programação do evento inclui atividades e oportunidades para aprofundar reflexões, promover a cooperação, realizar intercâmbios culturais entre os participantes e manter o diálogo entre as comunidades sobre temas relevantes, como segurança pública, educação e sustentabilidade.

A 30ª edição da Cúpula de Mercocidades prossegue até domingo (7), fomentando a discussão e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades da região.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.