A partir desta segunda-feira, passageiros do Metrô de São Paulo contam com uma nova opção para o pagamento da tarifa: cartões de débito e crédito com tecnologia de aproximação. A iniciativa, implementada inicialmente nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, expandirá para as linhas 2-Verde e 15-Prata ao longo de dezembro.
O projeto piloto, com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação, visa avaliar a receptividade dos usuários e identificar possíveis ajustes.
Nesta fase inicial, serão aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo que possuam a função de pagamento por aproximação. Contudo, o uso de cartões virtuais em smartphones ou smartwatches ainda não estará disponível. Uma restrição importante é que, durante o período de testes, cada cartão poderá ser utilizado para pagar apenas uma passagem por vez, sem considerar as regras de integração tarifária. Além disso, o mesmo cartão só poderá ser usado novamente em uma catraca do Metrô após um intervalo de 30 minutos, período que poderá ser ajustado com base nos resultados dos testes.
O Metrô informou que cada estação terá uma catraca designada exclusivamente para o pagamento com cartões de débito e crédito, devidamente sinalizada. Em estações com maior fluxo de passageiros, promotores estarão presentes para auxiliar os usuários com o novo sistema.
Entre os benefícios da nova tecnologia, destacam-se a agilidade no embarque, a conveniência de dispensar recargas e o uso de dinheiro em espécie, e a integração com meios digitais. De acordo com o Metrô, a iniciativa busca ampliar as opções para os passageiros e otimizar o fluxo nas estações.
As estações da Linha 1-Azul que já implementaram o pagamento por aproximação são: Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas e Conceição.
Na Linha 3-Vermelha, o novo método de pagamento está disponível nas estações Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé, Carrão-Assaí Atacadista, Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.
Em dezembro, a Linha 2-Verde integrará as estações Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente ao projeto.
A Linha 15-Prata também se juntará à iniciativa com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: