© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Flamengo celebra tetracampeonato e garante vagas em torneios mundiais

O tetracampeonato do Flamengo na principal competição sul-americana não apenas consolidou o clube como o maior vencedor brasileiro do torneio, mas também assegurou sua participação em dois importantes eventos organizados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA): a Copa Intercontinental deste ano e o Mundial de Clubes de 2029.

A Copa Intercontinental ocupa o espaço no calendário que antes era destinado ao Mundial no formato antigo, que reunia sete clubes, incluindo os seis campeões continentais e um representante do país-sede. Atualmente, o torneio conta com seis times, um de cada confederação.

A edição deste ano começou em setembro, com o confronto entre os vencedores das Ligas dos Campeões da África (Pyramids, do Egito) e da Oceania (Auckland City, da Nova Zelândia). A equipe egípcia venceu por 3 a 0, garantindo vaga na Copa África-Ásia-Oceania contra o Al Ahli, da Arábia Saudita. O Pyramids superou novamente o adversário, desta vez por 3 a 1, e conquistou o direito de disputar a Copa Challenger.

Na Copa Challenger, o Pyramids enfrentará o vencedor do duelo entre Flamengo e Cruz Azul, do México, que disputam o Dérbi das Américas em Doha. O confronto está marcado para o dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). Importante notar que a última rodada do Campeonato Brasileiro acontece três dias antes, em 7 de dezembro.

O vencedor do confronto entre Flamengo e Cruz Azul enfrentará o Pyramids no dia 13 de dezembro, no mesmo local e horário. O ganhador da Copa Challenger disputará a final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, da França, campeão da última Liga dos Campeões da Europa. A decisão também será realizada em Doha, no dia 17 de dezembro.

Em 2024, o Botafogo representou o Brasil e a América do Sul na Intercontinental, mas foi superado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, no Dérbi das Américas. O Real Madrid, da Espanha, conquistou o título ao vencer os mexicanos por 3 a 0.

Já o Mundial de Clubes de 2029 ainda não tem sede definida. A América do Sul tem direito a seis vagas, sendo quatro destinadas aos campeões da Libertadores do quadriênio 2025-2028, o que garante a participação do Flamengo.

O clube carioca participou da edição deste ano, nos Estados Unidos, chegando às oitavas de final, onde foi eliminado pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG também já têm vaga assegurada no torneio.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.