© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Anvisa aprova vacina inédita contra a dengue desenvolvida no brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro para a vacina contra a dengue produzida integralmente no Instituto Butantan. A aprovação foi anunciada nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abrindo caminho para que a vacina seja distribuída gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.

O imunizante, pioneiro no mundo por exigir apenas uma dose, já conta com um milhão de unidades prontas para distribuição, segundo o Instituto Butantan. A previsão é que a produção alcance mais de 30 milhões de doses até meados de 2026.

Durante o anúncio, que contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ministro Padilha enfatizou a qualidade da vacina, destacando suas características inovadoras. “É uma vacina 100% brasileira, tem capacidade de proteção ampla e é uma dose apenas”, afirmou.

A vacina será incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde planeja apresentar a estratégia de inclusão da vacina à Comissão Tripartite, composta por secretários estaduais e municipais de saúde, nesta quinta-feira (27).

O ministro Padilha expressou o desejo de que a vacinação comece no início do calendário vacinal de 2026. A expectativa é que a nova ferramenta contribua significativamente para o controle da dengue no país.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.