© Fernando Frazão/Agência Brasil

Alerta máximo: previsão de chuvas intensas e tempestades no brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a ocorrência de chuvas fortes no oeste da região Norte e em áreas centrais do país, abrangendo São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A previsão é válida para esta quinta e sexta-feira.

Segundo informações, uma frente fria está avançando do litoral Sul em direção ao Sudeste, provocando chuvas acompanhadas de rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. As áreas mais afetadas devem ser o sul do Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo, com risco de rajadas de vento e queda de granizo, alcançando o sul de Goiás e o nordeste do Mato Grosso do Sul, além de uma parte do Triângulo Mineiro.

No oeste do Amazonas e no Acre, o alerta também é de chuvas com acumulados significativos, variando entre 50 e 100 milímetros. Há previsão de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento fortes, com risco de descargas elétricas e possibilidade de alagamentos em áreas urbanas.

A atenção se volta para o Rio Grande do Sul a partir de domingo, onde são esperadas pancadas de chuva fortes e queda de granizo. A previsão indica que a frente fria avançará sobre a região, estendendo-se para Santa Catarina, Paraná e parte do sul do Mato Grosso do Sul a partir de segunda-feira.

Em outra frente, o governo federal anunciou a prorrogação dos prazos para pagamentos de impostos federais para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, cidade no Paraná que foi devastada por um tornado recentemente. Os vencimentos de novembro e dezembro deste ano foram transferidos para fevereiro e março de 2026, respectivamente. A medida não se aplica aos tributos do Simples Nacional. A ação visa aliviar o impacto financeiro sobre a população da cidade, que ainda se recupera dos danos causados pelo fenômeno climático extremo.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.