Quase 42,5 mil candidatos foram classificados para a segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, informaram o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. Os aprovados na primeira fase, a prova objetiva, seguem para a prova discursiva.
Apelidado de “Enem dos Concursos”, o CNU 2025 oferece um total de 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos do governo federal. Candidatos de todos os 27 estados da federação foram aprovados para a próxima fase, que será realizada em 7 de dezembro.
Os candidatos podem consultar os resultados individuais definitivos da prova objetiva, as listas de classificação para todos os cargos e os espelhos de seus cartões-resposta no site da FGV. O acesso exige login com CPF e senha da plataforma Gov.br. Essa consulta permite que cada participante compreenda seu desempenho na prova objetiva.
No mesmo site, também está disponível a tabela com as notas mínimas necessárias para a classificação em cada cargo e especialidade, discriminadas por modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas para pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas e quilombolas). Além disso, a FGV publicou os gabaritos definitivos das provas objetivas por tipo de prova e as respostas aos recursos contra os gabaritos preliminares.
Nos resultados individuais, os candidatos podem verificar sua situação na prova objetiva, que pode ser: aprovado e classificado (atingiu os acertos mínimos e a nota mínima para a prova discursiva), aprovado e não classificado (atingiu os acertos mínimos, mas não a nota mínima para a prova discursiva) ou eliminado (não atingiu os acertos mínimos).
O Ministério da Gestão convocará, até o final desta semana, os candidatos classificados para a prova discursiva, por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial da União. Também serão publicados outros editais de convocação para avaliação de títulos, procedimento de verificação complementar à autodeclaração para cotas raciais e procedimento de caracterização da deficiência. Candidatos com deficiência serão avaliados por equipe multiprofissional com base na documentação enviada durante a inscrição.
As provas objetivas do CNU 2025 foram aplicadas em 5 de outubro em 228 municípios brasileiros, abrangendo todas as regiões do país. Das 3.652 vagas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. O concurso visa também formar um banco de candidatos aprovados para lista de espera. Segundo o MGI, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento a curto prazo após a homologação dos resultados. Os cargos foram agrupados em nove blocos temáticos, seguindo o modelo da primeira edição do CNU, permitindo aos candidatos se inscreverem para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com a possibilidade de definir uma lista de preferências.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: