© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Inep publica gabaritos finais da prova nacional docente 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou pública a versão definitiva dos gabaritos das questões objetivas da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada em outubro. Além disso, o órgão divulgou o documento oficial que orienta a banca examinadora na atribuição de notas à questão discursiva do exame.

A Prova Nacional Docente aplicou quatro tipos diferentes de cadernos de questões objetivas, uma medida de segurança para evitar fraudes. Em função disso, os gabaritos das questões objetivas foram divulgados em quatro versões distintas.

A estrutura da PND segue a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, a partir de 2024, concentra-se nos cursos de formação de professores.

Na PND 2025, a questão discursiva abordou o tema “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”. A parte objetiva foi dividida em duas seções: formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva, e componente específico, com 50 questões de múltipla escolha, baseadas em uma das 17 áreas da licenciatura.

As áreas de licenciatura abrangidas pela prova incluem artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

O Inep já divulgou o resultado da análise dos recursos contra as versões preliminares do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva.

A correção preliminar da resposta da questão discursiva será divulgada em breve. Candidatos que discordarem da correção poderão apresentar recurso administrativo em um prazo específico. Os resultados desses recursos serão disponibilizados no sistema da PND, juntamente com as justificativas individualizadas da banca corretora. O resultado final das provas está previsto para ser divulgado em dezembro.

A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação para o exercício da profissão de professor, nem um concurso público. Trata-se de um exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o conhecimento e a formação dos futuros professores, com o objetivo de auxiliar estados e municípios na seleção de profissionais para suas redes de ensino. O MEC visa, por meio da PND, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos na rede pública.

A PND, também conhecida como Enem dos Professores ou CNU dos Professores, será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que abrange ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, além de incentivos à docência no país.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.