© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Telemarketing: ligações deverão identificar empresa a partir de novembro

A partir do dia 15 de novembro, consumidores poderão identificar facilmente ligações de telemarketing. Uma nova regra implementada exigirá que empresas do setor exibam o nome na tela do celular do destinatário. A medida visa aumentar a transparência e a segurança nas comunicações, além de reduzir o número de chamadas indesejadas.

A iniciativa surge em resposta ao grande volume de ligações realizadas por empresas de telemarketing, que somam mais de 500 mil por mês. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) espera que a identificação clara do remetente ajude os consumidores a discernir a origem das chamadas e a evitar fraudes.

O conselho diretor da Anatel rejeitou pedidos de adiamento e de uso de códigos específicos para essas ligações, apresentados por associações e empresas do setor, incluindo a TelComp, Conexis Brasil Digital e TIM. A agência optou pela identificação nominal após extinguir a obrigatoriedade do prefixo “0303” em agosto.

A medida da Anatel visa também combater o “spoofing”, prática fraudulenta que consiste em falsificar o número ou nome exibido no identificador de chamadas. Com a nova regra, espera-se dificultar a ação de criminosos que se passam por instituições financeiras ou outras empresas para enganar as pessoas.

Outro objetivo é impedir que empresas de telemarketing burlem o bloqueio de números por parte dos usuários, alterando o número de origem das chamadas. Com a identificação pelo nome, mesmo que a empresa mude o número, o consumidor poderá reconhecê-la e evitar atender a ligação, combatendo práticas abusivas.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.