A SDPD de Barueri, em parceria com o Sebrae, capacitou participantes da Feira Empreendedora Inclusiva, fortalecendo a economia criativa.
A SDPD de Barueri, em parceria com o Sebrae, capacitou participantes da Feira Empreendedora Inclusiva, fortalecendo a economia criativa.

Barueri e Sebrae promovem capacitação para empreendedores inclusivos

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) recebeu uma capacitação do Sebrae destinada às pessoas com deficiência e seus familiares que participam da Feira Empreendedora Inclusiva (FEI), iniciativa gerenciada pela SDPD. O encontro foi realizado no dia 9 de outubro e reuniu empreendedores que produzem diversos produtos, com foco na geração de renda e na valorização da economia criativa. 

 

 

O objetivo da ação foi oferecer conhecimento técnico e prático, abordando temas como perspectiva de mercado, definição de objetivos, logística e infraestrutura de negócios. As temáticas desenvolvidas foram “Seja a direção do seu futuro” e “Comece a organizar sua ideia de negócio”, ministradas pelo analista de negócios sênior do Sebrae, Paulo Henrique Ferreira Guedes. 

Segundo Paulo Henrique, o encontro teve o propósito de fortalecer a autonomia e a formalização dos pequenos empreendedores. “É um público que tem uma ideia de negócio, e o nosso papel é mostrar que é possível formalizar e crescer. Empreender no Brasil já é um desafio para pessoas sem deficiência, e quando falamos de pessoas com deficiência, as barreiras são ainda maiores. Mas isso não significa que não possam seguir com seus planos e prosperar”, destacou o analista. 

 

Participantes ativas 

 Entre as participantes, Edvania Maria da Silva, de 49 anos, atua no ramo alimentício com a produção de doces e sobremesas e está na Feira Empreendedora Inclusiva há três meses. “Achei ótimo, conquistei novas conexões e tive uma ótima oportunidade de mostrar o meu trabalho. Foi muito gratificante. Comecei a ter um olhar diferente para mim mesma. Esse aprendizado nos ajuda a melhorar como profissionais e nos dá ferramentas para fortalecer o nosso negócio”, afirmou. 

Já Rosa Alves da Silva Franco, de 56 anos, trabalha com artesanato, tapetes, panos de prato, pesos de porta e porta-sabonetes, e participa da feira desde o início. “Comecei porque fazia aula de crochê e me convidaram a vender. Na primeira oportunidade, vendi tudo. Essa capacitação está me ajudando a organizar o negócio, criar uma marca, divulgar e entender quem são os nossos clientes. Está sendo muito bom, me deu ânimo. Quando a gente tem uma encomenda para entregar, isso traz sentido”, contou.

 

Sobre a Feira Empreendedora Inclusiva  

 A Feira Empreendedora Inclusiva ocorre ao longo do ano, em eventos e outras ações promovidas pela SDPD, que busca promover autonomia, protagonismo e inclusão por meio do empreendedorismo, valorizando o talento das pessoas com deficiência e seus familiares. Muitos atuam como cuidadores em tempo integral e não conseguem trabalhar de maneira formal; a feira torna-se, assim, uma alternativa de geração de renda e maior autonomia.

 

Prefeitura de Barueri

Crédito da foto: Ana Guice/Secom

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.