A cidade de São Paulo é reconhecida como um dos principais centros de inovação e empreendedorismo do Brasil. Com um ecossistema que reúne acesso a capital, infraestrutura de apoio e potencial criativo, a capital paulista se consolidou como um ambiente estratégico para o desenvolvimento de empresas de diversos setores da economia como tecnologia e sustentabilidade.
Este ecossistema é fortalecido por políticas públicas promovidas pela Prefeitura de São Paulo, que estimulam a atração de companhias globais. As iniciativas também fomentam a internacionalização de negócios locais, por meio de incentivo financeiro, orientação técnica especializada e prospecção de mercado, conectando essas empresas a novas oportunidades e fortalecendo a competitividade e a economia.
Dados do setor da tecnologia refletem o dinamismo da capital paulista. Entre 2010 e 2025, o número de empresas tecnológicas cresceu 63% na cidade de São Paulo, o que possibilitou, na mesma década, um aumento de 521% na arrecadação municipal. Neste cenário, agências vinculadas à Prefeitura como a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) e a São Paulo Negócios atuam como pontes para ampliar o alcance de soluções que atendam demandas globais.
“Nós, da Prefeitura de São Paulo, temos o compromisso de fortalecer o empreendedorismo e impulsionar negócios que traduzem o potencial inovador da cidade de São Paulo. Ao abrir caminhos para que essas startups dialoguem com públicos globais, apresentem suas soluções e conquistem visibilidade em grandes eventos internacionais, reafirmamos nosso município como um polo de inovação capaz de atrair investimentos, estabelecer parcerias estratégicas e mostrar ao mundo a força criativa e empreendedora que temos a oferecer”, afirma o prefeito Ricardo Nunes.
Como parte de um processo de internacionalização de negócios e atração de investimentos, a Prefeitura de São Paulo estará presente no GITEX GLOBAL em Dubai, nos Emirados Árabes, uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo, com destaque para inteligência artificial, startups e investimentos digitais. A Prefeitura participa do Expand North Star, o braço de startups e investimentos do evento, entre os dias 12 e 15 de outubro, e, de 13 a 17 do mesmo mês, marca presença no GITEX GLOBAL, onde se expõem as empresas líderes globais em tecnologia.
A ADE SAMPA levará dez negócios acelerados pelos programas VAI TEC, Green Sampa e Sampa Games, para apresentar soluções inovadoras nos setores de tecnologia, sustentabilidade e games. A ação é direcionada a startups de base tecnológica com propostas escaláveis e interesse em atrair investimentos e ampliar sua atuação para o mercado exterior. Além da participação nas conferências, os empreendedores selecionados terão uma agenda de imersão, incluindo encontros estratégicos e atividades de networking para aprofundar o conhecimento sobre o ambiente de negócios e explorar novas oportunidades de expansão.
Já a São Paulo Negócios, agência dedicada à promoção de investimentos e à internacionalização de empresas, terá papel estratégico na missão em Dubai. Sua atuação incluirá a articulação com investidores estrangeiros, a prospecção de mercados e o fortalecimento de parcerias institucionais que projetam o município como referência em negócios. Ao integrar a agenda oficial, a instituição tem o compromisso de ampliar a competitividade da cidade, atrair novos fluxos de investimento e criar condições favoráveis ao crescimento sustentável das empresas paulistanas.
“Levar startups aceleradas pela Prefeitura de São Paulo para a Expand North Star, em Dubai, é uma oportunidade única de destacar a inovação de São Paulo para o mundo. Além de apresentar suas soluções em tecnologia e sustentabilidade, nossas startups terão contato direto com grandes players globais, ampliando conexões estratégicas, prospectando investidores e fortalecendo São Paulo como um dos principais polos de inovação da América Latina”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
ACELERAÇÃO DE STARTUPS
Os programas da ADE SAMPA oferecem orientação estratégica, infraestrutura e incentivo financeiro para ampliar a presença de empresas locais em mercados internacionais.
VAI TEC: programa que apoia o crescimento de negócios com potencial de inovação e escalabilidade
Sampa Games: iniciativa voltada ao fortalecimento da indústria de games, estimulando a profissionalização de estúdios.
Green Sampa: fortalece startups de sustentabilidade e as conecta a empresas, investidores e parceiros estratégicos.
Os negócios
Green Sampa
Renovalumi: soluções em energia solar fotovoltaica e engenharia elétrica, para geração, armazenamento e inclusão energética para uma transição sustentável.
Realixo: busca reduzir emissões de gases de efeito estufa ao promover a economia circular por meio de compostagem e gestão de resíduos para residências, empresas e eventos
Labb4: oferece soluções regenerativas para a indústria e, por meio de IA e da biodiversidade brasileira, desenvolvem fibras, bioplásticos e biocouro.
Nossa Terra Firme: consultoria que oferece o Evergreen Protocol, baseado em blockchain, dados geoespaciais e RWA voltado para uma governança ambiental transparente.
Mabe bio: desenvolve o Biotecido Angico, análogo ao couro, a partir de resíduos vegetais e industriais. O material tem alta performance e baixo impacto ambiental.
Sampa Games
Blackstar Lab: desenvolve jogos digitais e analógicos que combinam entretenimento, aprendizado e inclusão, com foco em experiências imersivas e seguras para todas as idades.
Animalle Stories – estúdio que cria experiências em VR e XR, como o Culturama VR Puzzle, jogo interativo que permite explorar e montar cenários culturais de forma educativa.
VAI TEC
GPCOnvex: plataforma SaaS de IA e automação inteligente que otimiza a gestão de leads, campanhas e vendas, para aumentar conversões e reduzir custos comerciais.
InQuímica – criou uma solução que remove metais pesados de alimentos e desenvolve produtos na área de cosméticos e meio ambiente para descontaminação do solo.
Isapay – social fintech que combina IA, microcrédito acessível e microlearning gamificado para impulsionar a renda e a autonomia de mulheres empreendedoras das periferias.
Prefeitura de São Paulo
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional