A Câmara Municipal de Osasco, por meio da Escola do Parlamento, realizou nesta segunda-feira (6) o fórum “Um diálogo essencial: a saúde mental do servidor público”, com a presença de profissionais especializados em saúde mental.
O evento marcou a abertura da 1ª Semana Municipal da Saúde Mental do Servidor Público, que acontece de 6 a 10 de outubro, com uma série de palestras e atividades em diferentes espaços públicos, como a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, a Secretaria de Educação, a Escola de Formação da GCM e o Centro de Atenção ao Idoso.
A iniciativa é resultado da Lei nº 5.401/2025, de autoria do vereador Laércio Mendonça (PDT), aprovada por unanimidade pelos parlamentares, que instituiu a semana como parte do calendário oficial do município.
“Cuidar de quem cuida das pessoas é fundamental. Há um grande desafio a ser enfrentado, que é a saúde mental dos servidores”, afirmou o parlamentar, propositor do fórum, ao destacar a relevância do tema.
Os psicólogos Davi da Costa, Tati Terezo, Graça Xavier, Liliane Pacheco e Mariana Izzo foram os palestrantes do encontro e ressaltaram a importância de os servidores públicos cuidarem da saúde emocional para exercerem suas funções de forma saudável e eficiente.
Tati Terezo chamou atenção para o impacto da Síndrome de Burnout, que provoca exaustão física e mental decorrente do estresse crônico no trabalho, comprometendo o bem-estar e gerando prejuízos bilionários à economia global.
O psicólogo Davi da Costa, servidor efetivo da Câmara, destacou a importância de buscar apoio profissional:
“É preciso ser muito cuidadoso com a nossa mente e com os caminhos de cada pensamento, porque eles despertam uma ação”, alertou.
A abertura da Semana contou com a presença do secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Sérgio Di Nizzo; do secretário-adjunto de Assistência Social, Daniel Matias; e da diretora de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde, Vanderleia de Abreu Araújo Adriano.
Di Nizzo ressaltou que o cuidado com a saúde mental dos servidores reflete diretamente na qualidade do atendimento à população:
“O servidor que está bem, atende bem”, afirmou.
Já Daniel Matias destacou que, no serviço público, muitas demandas não são solucionadas por diversos fatores, o que impacta a saúde mental dos profissionais.
“Precisamos ampliar essa iniciativa para que ela chegue a todos os servidores e que eles se conscientizem da importância de procurar ajuda quando necessário”, observou.
A Semana Municipal da Saúde Mental do Servidor Público será comemorada anualmente na segunda semana de outubro, consolidando-se como um espaço permanente de diálogo, acolhimento e valorização dos servidores.
Câmara Municipal de Osasco
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional