As declarações de uma vereadora do Amazonas, durante sessão do parlamento na cidade de Borba, geraram revolta entre os parlamentares de Osasco, que aprovaram uma Moção de Repúdio ao comentário da amazonense durante a 55ª Sessão Ordinária, realizada na tarde desta quinta-feira (2).
A vereadora Elsa Oliveira (Podemos), propositora da Moção de Repúdio nº 479/2025, usou a tribuna para expressar a indignação do Legislativo osasquense em relação à fala da vereadora Elizabeth Maciel de Souza (Republicanos), que afirmou ser “a favor da violência contra a mulher”.
“São inaceitáveis as palavras proferidas por essa vereadora. Em todas as sessões desta Casa usamos a Tribuna para falar sobre a violência contra a mulher. Sabemos quantas famílias são destruídas por terem suas filhas, primas, noras, quem quer que seja morta pelo feminicídio. Além disso, existem marcas físicas e emocionais dessa violência. O que ela falou é uma agressão à memória das vítimas e um incentivo ao retrocesso”, afirmou Elsa.
Os vereadores Elania Silva (PSD) e Emerson Osasco (PCdoB) também repudiaram a declaração da vereadora do Amazonas. Emerson reforçou que é importante que os parlamentares homens deixem claro que as mulheres não estão sozinhas nessa luta e questionou:
“Eu queria entender quando foi normalizada a barbárie contra a mulher”.
Homenagens
Alguns profissionais do esporte foram homenageados hpelos vereadores osasquenses, durante a Sessão Ordinária. As atletas Gabriela Silva Oliveira e Isabella Akemi Ishikawa — campeãs no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica — e o professor de karatê Luciano Fernandes dos Santos tiveram seus desempenhos reconhecidos com moções, respectivamente de autoria de Carmônio Bastos (Podemos) [Moção de Reconhecimento nº 460/2025] e de Elania Silva [Moção de Aplauso nº 468/2025].
“O esporte de Osasco tem sido um orgulho para todos nós. Essas atletas levaram o nome da cidade e conquistaram o título sul-americano representando o Brasil e Osasco”, destacou Carmônio Bastos.
O vereador Délbio Teruel (União) elogiou o desempenho das ginastas e do karateca, ressaltando a dedicação exigida para alcançar resultados expressivos. Já Josias da Juco (PSD) destacou a importância das emendas parlamentares, lembrando que destinou uma de suas emendas para a ginástica rítmica. Laércio Mendonça também aplaudiu o trabalho da equipe, enquanto Helder Oliveira desejou boa sorte às atletas em suas futuras competições.
Trabalho
Elsa Oliveira apresentou a Moção de Aplauso nº 464/2025, parabenizando o Departamento de Apoio e Inclusão ao Trabalhador, vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, pela realização do Feirão da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, ocorrido em 19 de setembro.
O presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos, aproveitou a oportunidade para enaltecer o Departamento pela participação no projeto Câmara no Bairro.
Agentes de saúde
Os parlamentares também usaram a Tribuna para aplaudir o trabalho e a dedicação dos Agentes Comunitários de Saúde. O Dia Nacional do Agente de Saúde é celebrado em 4 de outubro, e o vereador Gabriel Saúde (Agir) apresentou a Moção de Reconhecimento nº 463/2025, que destaca a importância desses profissionais para o desenvolvimento da saúde no município, especialmente na promoção da saúde preventiva.
Educação
Foram aprovadas cinco Moções de Reconhecimento (nº 470 a 474), propostas pelo vereador Emerson Osasco (PCdoB), aos profissionais da Escola Estadual Dr. Américo Marco Antônio, pelas ações desenvolvidas junto aos alunos na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e humanizado.
Os homenageados foram a professora T. Angel, pela criação e trabalho desenvolvido frente ao Coletivo ERER+; o diretor Marcos Neves; a professora Fernanda Pacheco; e os educadores Fagner Macedo e Carla Pacheco, pelo apoio e incentivo ao Coletivo ERER+ e ao Projeto Antirracista da escola.
“Com o trabalho desenvolvido por esses profissionais, tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Emerson.
Despedida
A última Moção votada durante a Sessão de Expediente, de agradecimento nº 475/2025, de Helder Oliveira (Republicanos) aos vereadores e aos servidores da Câmara Municipal de Osasco, gerou elogios dos parlamentares ao suplente que, durante 30 dias, ocupou a cadeira do vereador Sérgio Fontellas (Republicanos).
Os parlamentares elogiaram o trabalho realizado pelo vereador republicano. Antes, Helder Oliveira agradeceu o apoio recebido dos servidores da Casa de Leis e seus colegas.
Câmara de Osasco
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional