A Política Pública de Segurança Alimentar desenvolvida pela Prefeitura de Osasco foi destaque em rede nacional nos dias 22 e 23 de setembro, durante o Jornal da Record News, na série especial: Brasil que Alimenta. A reportagem apresentou o trabalho do Banco de Alimentos Municipal, com foco na distribuição semanal de kits alimentares a mais de 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.
Vinculado à Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social, o Banco de Alimentos integra o Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) e atende organizações da sociedade civil e famílias cadastradas.
O órgão é responsável pela captação de doações e distribuição de alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar, fortalecendo a política pública local para o enfrentamento à fome em escala nacional. Por meio do Banco de Alimentos, Osasco contribui para a segurança alimentar de mais de 20 mil pessoas, atendidas mensalmente por 100 entidades sociais cadastradas, com apoio de 15 parceiros corporativos e governamentais.
Para viabilizar as ações, o Banco de Alimentos de Osasco conta com o apoio de empresas, organizações do terceiro setor, parcerias público-privadas e equipe técnica especializada. Essa rede colaborativa viabiliza a entrega de hortaliças, frutas e produtos não perecíveis à população atendida.
Em 9 de junho, a Prefeitura firmou protocolo de cooperação técnica com o Instituto Pacto Contra a Fome, organização da sociedade civil sem fins lucrativos voltada à erradicação da fome no país.
A reportagem também abordou o funcionamento da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, criada pela Portaria nº 17 de 14 de abril de 2017 e restituída pelo Decreto nº 12.512 de 12 de junho de 2025. A RBBA é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e atualmente integra 194 bancos de alimentos em todo o país, inclusive Osasco. Seu propósito é combater perdas e desperdícios de alimentos, garantir o direito à alimentação adequada e incentivar práticas sustentáveis, alinhadas à economia circular.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional